Luana Silva busca reação mas é vice-campeã na primeira final em Saquarema

Miguel Pupo caiu na semifinal e etapa não terá surfista da casa na final masculina

SAQUAREMA, RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JUNE 29: Luana Silva of Brazil after surfing in Heat 1 of the Semifinals at the VIVO Rio Pro on June 29, 2025 at Saquarema, Rio De Janeiro, Brazil. (Photo by Camila Othon/World Surf League)
SAQUAREMA, RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JUNE 29: Luana Silva of Brazil after surfing in Heat 1 of the Semifinals at the VIVO Rio Pro on June 29, 2025 at Saquarema, Rio De Janeiro, Brazil. (Photo by Camila Othon/World Surf League)

A jovem brasileira Luana Silva foi derrotada na decisão da etapa de Saquarema (RJ) do Championship Tour (CT), primeira divisão da Liga Mundial de Surfe (WSL), pela australiana e nova líder Molly Picklum por 15.00 contra 9.33 de Luana. Ainda neste domingo (29), Miguel Pupo caiu na semifinal após derrotar dois brasileiros e surfistas da casa ficaram fora da decisão masculina.

O ano de Luana Silva se mostra espetacular, a jovem foi campeã do Pro Junior, conquistou vaga na elite após desistência de rival e buscou furar o corte de meia-temporada pela primeira vez. Na perna australiana que marcou o pont chave do ano, Luana ficou entre as dez primeiras e se garantiu no restante da temporada, além de ser finalista em Bells Beach.

Neste domingo, Silva enfrentou a embalada Molly Picklum em mar mexido e desafiador na praia de Itaúna. Molly aproveitou que Luana não conseguiu se encontrar nos primeiros 20 minutos de bateria, somou 15.00 e botou a brasileira em combinação. Silva buscou reação com ondas de 2.60 e 6.63, acumulando soma 9.23 no placar. O mar não apresentou melhora e a brasileira, mesmo com prioridade, não surfou mais e foi derrotada.

A campanha de Luana iniciou com a última colocação na primeira fase, a havaiana somou apenas 6.30 em heat com mais duas surfistas e precisou disputar a repescagem. Em seguida, Silva derrotou série de campeãs para alcançar a decisão, a primeira vítima foi a estadunidense Caitlin Simmers (10.47 x 10.24), nas quartas Luana superou a australiana Tyler Wright (12.80 x 8.84) e na semi-final derrotou a estadunidense Caroline Marks (10.43 x 6.57).

No ranqueamento da temporada, Luana subiu para a nona colocação com 35.530 pontos. A brasileira está a 4,335 pontos da primeira surfista dentro do top-5 que disputa o Finals, Isabella Nichols, da Austrália. Também nas quartas de final em Saquarema, Tatiana Weston-Webb foi eliminada por Caroline Marks em etapa de retorno a elite após tempo de descanso. A gaúcha não vai competir mais este ano.

Sem brasileiros na final masculina

O melhor brasileiro na etapa de Saquarema foi Miguel Pupo com queda na semifinal para o estadunidense Cole Houshmand (13.83 x 15.06). Nas fases anteriores, Pupo havia derrotado dois compatriotas para avançar em Saquarema. Yago Dora (12.33 x 10.30), atual segundo melhor do ranking da Liga mundial, na semifinal e Filipe Toledo (10.83 x 10.67). Nas quartas de final, Ítalo Ferreira caiu para o australiano Ethan Wing (13.30 x 14.43). Os demais brasileiros na etapa de casa foram superados na fase de repescagem. O Tour ainda visita J-Bay, na África do Sul, e Tahiti para as etapas regulares, antes de encerrar o ano em Cloudbreak, Fiji, para a disputa do Finals com o top-5 masculino e feminino.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 26 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei e canoagem. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *