Meeting Paralímpico é marcado por sábado de sol no Rio de Janeiro

Etapa reuniu atletas de seis modalidades, incluindo Vinicius Rodrigues (Atletismo) e Thomaz Matera (Natação)

Foto: Cris Mattos/CPB
Foto: Cris Mattos/CPB

Nem os cariocas mais otimistas imaginam que o sábado (5) teria céu azul e sol brilhando na cidade do Rio de Janeiro – após uma semana de dias frios e chuvosos. Quem esteve no Meeting Paralímpico, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), viu o calor invadir a pista de atletismo e a piscina nas disputas de natação. Cerca de 300 atletas participaram das competições em seis modalidades.

Promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Meeting reuniu jovens atletas com os principais nomes do esporte paralímpico, que visam competições internacionais da temporada. No CEFAN, aconteceram as provas de atletismo, natação, halterofilismo, tiro com arco e da bocha. Na Escola Naval aconteceram as disputas do tiro esportivo.

Entre as presenças do evento, Clodoaldo Silva participou da cerimônia de abertura da etapa carioca. O dono de 14 medalhas paralímpicas comentou a importância do Meeting no calendário paralímpico (veja também nas redes sociais do Surto Olímpico).

– Fico feliz porque quando comecei, não tínhamos tantos jovens e crianças. Hoje tem todas as faixas etárias, seja homem, seja mulher. A grande diferença é que lá atrás as pessoas com deficiência começavam com terapia. Hoje, com investimento e profissionalismo, a galera começa querendo ser atleta.

O Vasco da Gama era um dos times mais bem representados nas piscinas do CEFAN. Entre eles, o carioca Thomaz Matera, da classe S11 (deficiência visual), participou das provas dos 100m borboleta – que conquistou o ouro – e 50m livre.

Foto: Marcello Zambrana/CPB

– A gente fica com a cabeça mais tranquila. A gente está competindo, tranquilo por ter o índice, mas praticando, tanto os 100m borboleta quanto os 50m livre, que são as provas que vou competir lá. Estamos tentando repetir o trabalho do primeiro semestre pra chegar lá (em Singapura) na mesma forma ou tão bom quanto. Foi muito bom nadar no Rio de Janeiro. Não nadei perto da minha melhor marca, mas a gente está no caminho certo pra chegar em setembro na ponta dos cascos – contou Matera após a prova dos 100m borboleta.

Em junho, Matera fez o índice para o Mundial de 2025 e foi convocado pelo CPB para representar o Brasil em Singapura, entre os dias 21 e 17 de setembro. Ele comentou como é participar de competições já classificado para o Mundial.

No Atletismo, o paranaense Vinicius Rodrigues participou da prova dos 100m rasos, visando índice para o Mundial, que acontece entre setembro e outubro em Nova Deli, na Índia, O medalhista de bronze em Paris 2024 e de prata em Tóquio 2020 da classe T63 (amputados de membros inferiores com prótese) marcou o tempo de 12.79s. O índice para a categoria é de 12.02s.

– Tive uns três meses de férias porque tive um ano passado bem conturbado. Vamos pegar esse top-3 do ranking Mundial e creio que em setembro já estarei na minha melhor forma. Vamos torcer para correr na casa dos 12-baixo. Estou querendo correr em um 12s20. Fico muito feliz por ter corrido aqui, a pista é muito boa.

No próximo sábado (12), as competições do Meeting chegam a Teresina (PI) e Boa Vista (RR). O evento ainda passará por Belém, Macapá, Brasília e Maceió.

João Vitor Prudente

João Vitor Prudente

Carioca apaixonado por esportes olímpicos, pelo carnaval de rua e pelo Rio de Janeiro. Surtado desde 2024.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *