Seleção vai em busca do bicampeonato da competição. O adversário da final será os Estados Unidos.
O Brasil está na decisão da Americup de Basquete feminino. Na semifinal disputada neste sábado (5) em Santiago (CHI) a seleção encarou as argentinas e com grande atuação ofensiva, venceu por 108 a 68 e vai lutar pelo bicampeonato – O Brasil ganhou a competição em 2023 . O adversário na decisão será os Estados Unidos, que venceu o Canadá por 65 a 53. Quem vence se garante no mundial de 2026.
Foi um amplo domínio Brasileiro, que teve 58% de aproveitamento de cestas – 52% nas bolas de 3 – contra 35% das argentinas. Entre as jogadoras brasileiras, Bella Nascimento foi a cestinha com 22 pontos – seis bolas de 3 convertidas em sete tentadas. Kamilla Cardoso e Damiris tiveram menos minutos em quadra, mas foram decisivas com 16 pontos cada, assim como Thayná, com 11 pontos. Pela Argentina, a armadora Melissa Gretter foi a principal jogadora com 15 pontos, seguida por Amaiquen Siciliano com 12 pontos.
O jogo
O primeiro quarto o Brasil mostrou sua força ofnsiva e com um ótimo aproveitamento, abriu vantagem contra as argentinas. Bella Nascimento nas bolas de 3 e Kamilla Cardoso no garrafão comandaram o ataque brasileiro, fechou os primeiros 10 minutos de jogo com 11 pontos na frente – 33 a 22.
No segundo quarto, a forte defesa do Brasil continuou a dominar o ataque argentino e Damiria entrou no jogo, para deixar a margem mais confortável. De 11 pontos no início do período, passou para 23 pontos no intervalo da partida – 59 a 36
No terceiro quarto a dominância se repetiu. A defesa argentina sem conseguir parar as brasileiras, que aumentavam a diferença cada vez mais. o trio Kamilla-Damiris-Bella chegou a ter mais pontos do que todo o time da Argentina, tamnha a superioridade. No quarto final, o Brasil vencia por 34 de diferença – 87 a 53 – e a vitória parecia questão de tempo.
No último período Pokey Chatman tirou as principais jogadoras para poupar para a decisão contra os Estados Unidos. Thayná foi a líder desta unidade a seleção chegou aos 40 pontos de diferença, que se manteve até o fim do jogo, 108 a 68 com a seleção brasileira em mais uma final de Americup.
Próximo duelo
O Brasil vai enfrentar na decisão os Estados Unidos, às 21:10 (horário de Brasília) com transmissão dos canais ESPN. Quem vencer, se garante no mundial e quem perder, se junta à Canadá, Argentina, Colômbia e Porto Rico no pré-mundial, que será disputado no início de 2026.
