Seleção feminina de futebol tem domingo com quiz, treino indoor e visita da família

Comissão técnica aproveitou o final de semana para montar uma programação diferente para atletas, com dinâmicas além das quatro linhas

Foto: Lívia Villas Boas/CBF
Foto: Lívia Villas Boas/CBF

A comissão técnica e o Núcleo de Saúde e Performance promoveram um dia especial para as jogadoras da Seleção Brasileira Feminina. As atividades foram acompanhadas pelos familiares das atletas. A psicóloga da Seleção, Luciana Angelo, explica que esse momento em que as famílias podem estar próximas das jogadoras traz a sensação de importância e valorização em suas carreiras.

“É uma profissão dura, que exige responsabilidade, e que muitas vezes tira as jogadoras do convívio familiar, da rotina, dessa presença que a gente tanto valoriza e estimula quando estamos perto da família. Então, tê-los aqui faz com que possam reconhecer, enaltecer e valorizar essa profissão, que é de máxima importância para nós”, explicou.

Jackeline Waksman, mãe de Giovanna Waksman, atacante de 16 anos, pela primeira vez teve a oportunidade de estar com a Seleção Principal. Sua filha foi convocada para integrar o período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), enchendo a mãe Jackeline de orgulho.“É um orgulho estar aqui hoje, ela junto com a equipe profissional. Acho que é uma vivência única, uma experiência nova. E é muito gratificante saber que, apesar da caminhada ser longa, ela está, aos pouquinhos, conseguindo conquistar o espaço dentro daquilo que ela mais ama fazer, que é jogar futebol”, disse a mãe “coruja”.

Cristina Alonso, mãe de Angelina, sempre acompanhou de perto a carreira da filha. Ainda assim, disse que poder visitar a Granja Comary no momento de preparação para a Copa América foi especial.“Muito gratificante ver de perto como funciona o trabalho dessa comissão técnica. Vemos que existe também todo um acolhimento para que elas possam ter um bom desempenho”, disse.

O trabalho de domingo teve carga física controlada, para que no período pudessem ser estimulados outros aspectos. A manhã começou com um “quiz” para testar os conhecimentos das atletas no universo a que pertencem: o futebol. Todos os departamentos do Núcleo de Saúde e Performance formularam perguntas: nutrição, medicina, psicologia, fisioterapia e fisiologia. A nutricionista da Seleção, Tiemi Saito, conta que habilidades diferentes foram desenvolvidas com as atividades.“O quiz, por exemplo, foi pensado como uma forma mais descontraída de reforçar alguns conceitos que a gente vem trabalhando ao longo da preparação para a Copa América. Uma maneira diferente de passar conceitos mais técnicos, para poder fixar mais facilmente”, explicou Tiemi.

Depois de testar o domínio dos conteúdos de diversas áreas, as atletas tiveram trabalhos técnicos e táticos, mas também de um jeito diferente. O auxiliar técnico da Seleção, Rodrigo Iglesias, descreveu como foi o trabalho “indoor”.“Foi um treino diferente, mas extremamente proveitoso. Um treino indoor, com outro tipo de aprendizado em relação às nossas bolas paradas ofensivas, principalmente de escanteio.Retomamos o lado mais teórico de funções, o que cada uma tem que fazer e os porquês disso. Até que elas consigam analisar algumas situações, tanto de adversários que a gente vai enfrentar na Copa América, como delas mesmas. Buscamos fixar cada vez mais o que é a proposta do Brasil”, explicou Rodrigo Iglesias, auxiliar técnico da Seleção.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *