Desak Made Rita venceu a prova feminina pela primeira vez e Raharjati Nursamsa vencem a masculina
Neste domingo (6), a Indonésia conquistou as duas medalhas de ouro em disputa na etapa da Cracóvia, na Polônia, da Copa do Mundo de Escalada, categoria Velocidade. Desak Made Rita e Raharjati Nursamsa chegaram ao topo do pódio e atingiram seus novos recordes pessoais nas finais.
Diante de uma multidão praça central de Cracóvia , a indonésia Desak Made Rita conquistou sua primeira medalha de ouro na Copa do Mundo com uma corrida de 6s27 na final feminina. A atual campeã mundial derrotou Emma Hunt, dos Estados Unidos, que escorregou no meio da corrida pela medalha e fechou em 7s56.
A norte-americana eliminou a polonesa Aleksandra Miroslaw, anfitriã que conquistou o bronze. Ela derrotou a compatriota Natalia Kalucka com um impressionante tempo de 6s36 – tempo que a deixaria com a prata. O resultado marcou a 21ª medalha de Miroslaw na Copa do Mundo da carreira.
Na prova masculina, Raharjati Nursamsa, da Indonésia, fez 4s73 na disputa pela medalha de ouro, estabelecendo um novo recorde asiático masculino e sua melhor marca pessoal, além de garantir sua segunda vitória na Copa do Mundo após conquistar o ouro em casa, há dois anos.
O também indonésio Kiromal Katibin escorregou no início da final da escalada e ficou com a prata. A medalha de bronze foi para Omasa Ryo, do Japão, fez 5s48 segundos, mas só ultrapassou o norte-americano Zach Hammer após um escorregão na reta final.
Não haviam brasileiros disputando a etapa da Cracóvia. A próxima parada da Copa do Mundo – categorias Boulder e Velocidade – acontece em Chamonix, na França, entre os dias 11 e 13 de julho.
