Brasil deverá ir coma uma equipe jovem para enfrentar Nova Zelândia, Montenegro e uma equipe da Liga Chinesa de Basquete
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) confirmou que a seleção masculnina irá disputar a Solidarity Cup, em Dongguan e Shenzhen, entre os dias 24 a 31 de julho, num total de cinco jogos. A competição amistosa terá a participação da Nova Zelândia, Montenegro e uma equipe da Liga Chinesa, e para a Seleção servirá como intercâmbio internacional e observatório para a comissão técnica visando os próximos compromissos no ciclo Olímpico 2028.
Segundo a entidade, o planejamento é levar uma equipe de jovens jogadores para a competição, para que ganhem espaço e tenham a chance de disputar jogos em alto nível internacional, em harmonia com a forma de trabalho do head coach da Seleção Brasileira, Aleksandar Petrovic, reconhecido por abraçar e dar chances a jovens valores.
“Para nós é fundamental esse intercâmbio e oportunidade para os atletas brasileiros e comissões técnicas, como fazíamos numa Seleção de novos no passado. Algo que estamos trabalhando muito forte, visando um projeto escalonado a médio e longo prazo. Além da Solidarity Cup, na China, teremos o Mundial Universitário, que é Sub-25, numa parceria firme com a CBDU, o Globl Jam, Sub-23, a Americup, e o início das Eliminatórias da Copa do Mundo, em novembro. Assim, teremos mais atletas preparados para todos os desafios” citou Marcelo Sousa, presidente da CBB.
O embarque para a China acontece na madrugada do dia 22 de julho. Os jogos serão entre 26 e 31 de julho. Os horários, cronograma das partidas e transmissão dos jogos ainda serão divulgados pela organização da Solidarity Cup.
A Nova Zelândia é a 22ª no ranking FIBA, enquanto Montenegro é o 16º. Já o representante da Liga Chinesa, ainda a ser confirmado, trará a qualidade de uma das competições nacionais que mais crescem no mundo. O Brasil é o 12º do ranking FIBA.
