Brasil estreia com vitória sobre o Peru na Copa América de rugby em cadeira de rodas

Competição é evento-teste para o Mundial em 2026

Foto: Alessandra Feitosa/CPB
Foto: Alessandra Feitosa/CPB

A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas estreou com vitória na Copa América da modalidade nesta sexta-feira, 11, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Jogando diante da torcida, o Brasil superou o Peru por 54 a 5, em sua primeira partida na competição continental, que reúne oito países e vale vaga direta para o Campeonato Mundial de 2026. A entrada é gratuita no CT, e todos os jogos contam com transmissão ao vivo pelos canais da ABRC (português) e da WWR (inglês) no YouTube.

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a Copa América da modalidade. Além do caráter classificatório, o torneio também serve como evento-teste para o Mundial do ano que vem, que será realizado no mesmo local. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Argentina, Peru e Estados Unidos, adversário do segundo jogo, neste sábado, 12, às 17h (de Brasília).

“Fiquei emocionado durante a cerimônia de abertura. Ver essa competição no Brasil, jogando em casa, é muito marcante. Tudo o que estamos vivendo é resultado de anos de construção”, declarou o paulista Gabriel Feitosa, da classe 3.5, um dos destaques da partida, com 20 pontos anotados.

A equipe brasileira manteve o foco durante os quatro tempos da partida. Segundo Gabriel, esse tipo de confronto também oferece aprendizados: “Foi desafiador manter o foco contra o Peru. Eles ainda estão em desenvolvimento e, nesse tipo de jogo, é fácil perder a concentração. Mas nosso foco estava na nossa própria execução. Cada partida é um aprendizado, independentemente do nível do adversário.”

Mesmo com o placar favorável, a equipe entrou em quadra com objetivos técnicos bem definidos. “Trabalhamos situações como o ‘último gol’, quando se administra o tempo para iniciar o ataque com 15 segundos no relógio, e também penalidades, para definir quais jogadores devem ser acionados em cada situação. Mesmo com o jogo mais tranquilo, é possível evoluir muito taticamente, desde que a equipe esteja concentrada e acredito que todos fizeram isso muito bem”, concluiu o técnico Benoit Labrecque.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *