Malinesas tiveram problemas para conseguir vistos de entrada na República Tcheca e foram excluídas da competição
O mundial de basquete feminino sub19 terá o desfalque de uma seleção. A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou em nota que a seleção de Mali está fora da competição ao não conseguir vistos para entrar na República Tcheca.
As africanas estavam no grupo do Brasil, em um confronto marcado para 15 de julho e com isso, nossa seleção só enfrentará França no dia 12 e Austrália no dia 13. A Seleção malinesa tinha se classificado para o mundial por conta do título do afrobasket sub18 conquistado em 2024 e vinha com esperanças de fazer um bom campeonato em solo europeu.
A Ausência de Mali afetou a etapa eliminatória do mundial.Pela regra, as dezesseis seleções se enfrentariamm na primeira fase para criar um ranking para as oitavas de final. Com a ausência de Mali, agora a seleção que terminar como a melhor da fase de grupos avança direto para as quartas de final enquanto as seleções ranqueadas entre a segunda e décima quinta colocações disputam as oitavas de final.
O Brasil, comandado por Léo Figueiró, auxiliar da seleção feminina principal, estreia contra a França às 6:45 da manhã (hora de Brasília).
