ONG de São Paulo promove a prática de três modalidades diferentes para alunos entre 4 e 11 anos do ensino público
Um dos esportes de maior prestígio no cenário olímpico, o atletismo ganha sobrevida com o projeto do Instituto Cidadania Através do Esporte, Educação e Cultura (CADES). Localizada em São Paulo, a ONG é conhecida por desenvolver uma série de atividades em comunidades de alta vulnerabilidade social com foco em crianças e adolescentes. No caso do Miniatletismo na Educação Infantil, alunos entre 4 e 11 anos têm a oportunidade de se aventurar em três modalidades diferentes.
Divididos entre corridas, saltos e lançamentos, os estudantes trabalham o aprimoramento da capacidade física e o aumento do repertório motor. Todas as atividades do projeto realizado nos bairros de Jaçanã, na EMEF Octávio Pereira Lopes, e do Capão Redondo, na CEMEI Capão Redondo, têm como base movimentos básicos da prática esportiva e se tornam ferramentas fundamentais para introdução ao atletismo de forma lúdica e bastante atrativa.
“O projeto Miniatletismo na Educação Infantil é uma experiência incrível na promoção do desenvolvimento motor e integral das crianças. As atividades adaptadas estimulam a criatividade, resolução de problemas e habilidades sociais. A autoestima e a confiança das crianças são impulsionadas. Como coordenadora, é incrível ver as crianças se desenvolvendo de forma tão integral. Uma experiência enriquecedora que será levada para toda a vida”, afirma Adriana Cancian, coordenadora do projeto Miniatletismo na Educação Infantil.
Com mais de 1500 alunos atendidos nesta primeira edição do projeto, o Miniatletismo na Educação Infantil é extremamente elogiado por Adriana Regina, diretora da CEMEI Capão Redondo:
“É um projeto que tem tudo a ver com aquilo que é educação infantil. O corpo, o movimento e a ludicidade, sem contar a oportunidade dada a essas crianças, porque a gente sabe o quanto é difícil aplicar projetos de esporte voltado para essa faixa etária. As crianças do CEMEI Capão Redondo tiveram essa oportunidade de conhecer, de vivenciar e de serem estimulados a ter uma vida mais saudável, a ter o movimento como parte do seu dia a dia. A maior prova da felicidade que foi ter esse projeto é ouvir de mães da comunidade escolar dizendo que as crianças falavam que não podiam faltar na aula porque era ‘dia de esporte’. É uma vivência sensacional”, celebra Adriana.
Acompanhando de perto a realização das atividades promovidas pelo Instituto CADES, a equipe de professoras da CEMEI Capão Redondo, onde acontece parte do projeto, destaca a importância do Miniatletismo na Educação Infantil.
“O projeto é muito importante e significativo na vida das crianças. Além dos impactos positivos de habilidades ali desenvolvidas e que vão favorecer o desenvolvimento de indivíduos, ele traz perspectivas únicas para algumas crianças que têm a oportunidade de vivenciar esse projeto. Este ano, uma criança da minha turma tem visto nas modalidades trabalhadas uma possibilidade nova e diferente para a sua vida. Suas performances ao executar as mais diferentes propostas chamam muito a atenção dos adultos, que têm o privilégio de observá-la, enquanto para a criança uma nova porta se abre. Algo que não teria acontecido sem o incentivo do projeto ofertado na unidade,” explica Letícia Arrumada, professora da CEMEI.
O mesmo é percebido pela professora Adriana Fortes, que entende o projeto como algo capaz de transformar diretamente a rotina das crianças que participam dele. A pedagoga ressalta a importância de acompanhar o desenvolvimento dos alunos de perto, sempre incentivando a prática esportiva.
“O programa de Miniatletismo tem transformado a vida das crianças de maneira única. Além de incentivar o amor pelo esporte, ele desenvolve habilidades como trabalho em equipe, disciplina e autoconfiança. É maravilhoso ver o brilho nos olhos delas ao superar desafios e celebrar conquistas. Esse projeto vai além das quadras; ele planta sementes de esperança e oportunidade, mostrando que elas podem ir mais longe do que imaginam. Tudo isso só é possível graças aos professores do mini atletismo que são dedicados e atentos, sempre prontos para apoiar e motivar cada criança”, conta Fortes.
O projeto ainda tem como finalidade ações destinadas a aprimorar a capacidade física, aumentar e melhorar o repertório motor dos alunos da rede pública de ensino por meio da manifestação educacional, dando enfoque à psicomotricidade e atividades lúdicas. Entre os objetivos da psicomotricidade estão: melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, o equilíbrio e também o ritmo.
“O Miniatletismo é muito legal para as crianças, porque além das atividades diferenciadas, são trabalhados vários conceitos relacionados à disciplina, e a gente percebe que isso reflete diretamente dentro da sala de aula”, conclui a professora Rafaela, da EMEF Octávio Pereira Lopes.
Sobre o Instituto CADES
Fundado em 2007, o Instituto Cidadania Através do Esporte, Educação e Cultura (CADES) é referência no desenvolvimento de projetos de saúde física e mental voltados para escolas públicas e comunidades de alta vulnerabilidade social. Como organização sem fins lucrativos, opera em busca de gerar impacto social, focado na atuação em rede e melhoria da qualidade de vida.
Apostando na democratização do acesso ao esporte, o CADES já estabeleceu parceria com mais de 130 escolas, em 53 cidades diferentes, proporcionando mais de 78 mil atendimentos. Reúne uma equipe altamente qualificada para promover cidadania e inclusão social mediante educação, atividade física, fortalecimento da família e prevenção.
A gestão profissional e qualificada do CADES proporcionou à instituição prêmios e certificações relevantes ao terceiro setor, tais como: Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, Selo Amigo do Esporte na categoria Organização Amiga da Lei de Incentivo ao Esporte e Selo Paulista da Diversidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
Saiba tudo sobre o Instituto CADES em: institutocades.org.br
