Provas de 10km foram adiadas e existe o risco das provas serem canceladas se a qualidade da água em Singapura não melhorar
O mundial de Esportes Aquáticos em Singapura passa por um problema sério com as provas de Águas Abertas, que podem ser canceladas. Além da preocupação com a temperatura da água, que em certos momentos dia se aproxima muito do máximo de 31 graus permitidos para a prática do esporte, agora a qualidade da água ameaça a realização das provas.
A prova feminina dos 10km, distância usada na olimpíada, foi adiada e uma reunião de emergência foi realizada pela World Aquatics para decidir a situação com os representantes do países que disputarão as provas. Ficou combinado que teste continuarão a ser realizados para verificar a qualidade da água para decidir se teremos provas.
Às 23 horas locais (meio dia no horário Brasileiro) a World Aquatics soltou mais um comunicado dizendo que novos testes serão realizados na manhã de quarta em Singapura. Se a qualidade da água melhorar, as provas de 10km no masculino e no feminino serão disputadas. Senão, elas serão adiadas para o dia 17 de julho, enquanto mais testes serão feitos. A entidade disse ter planos alternativos para a realização das provas, que não foram divulgados até o momento.
O local da prova de águas abertas é a Ilha Sentosa, uma ilha artificial usada como resort e que atria um grande número de turistas, mas que também convive com uma grande circulação de navios, algo bastante comum para Singapura.
Esta é a segunda vez em menos de um ano que as competições de Águas Abertas sofrem com problemas na qualidade da água. Nos jogos Olímpicos de Paris, a qualidade da água do Rio Sena também passou a ter níveis abaixo do aceitavel e as competições tiveram que ser adiadas, mas conseguiram ser disputadas após muitos testes e melhora da qualidade da água
O Brasil tem quatro representantes nas águas abertas nesse mundial, com Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut no feminino e Matheus Melecchi e Luis Felipe Loureiro no masculino. Além dos 10km, eles disputaram as provas do revezamento, 3km sprint e 5km.
