Matheus Pessanha supera acidente e ganha mais duas medalhas para o Brasil no Pan-Americano

Atleta sofreu acidente poucos dias antes de embarcar para a Colômbia, chegou a tomar pontos no pé e mesmo assim faturou duas pratas

Matheus exibe as medalhas conquistdas.
As duas medalhas de prata de Matheus Pessanha no Pan. Foto: Liliane Menezes.
Com informações de Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Matheus Pessanha vai se firmando como grande fenômeno do levantamento de pesos do Brasil. Depois de uma trajetória arrebatadora na categoria sub-20, que se encerra nesta temporada com os Jogos Pan-Americanos Júnior, foi a vez de estrear internacionalmente na categoria adulto. E ele não decepcionou. Nesta quinta-feira (17), faturou duas pratas, no arranco (171kg) e total (376kg), no Campeonato Pan-Americano Adulto, em Cali, na Colômbia.

Na verdade, Pessanha não forçou tanto quanto poderia se imaginar. Poucos dias antes de embarcar para a Colômbia, sofreu um acidente de moto, tomou pontos no pé e tinha sua participação ameaçada, pois ficou uma semana treinando de forma moderada. Suas cargas demonstram que ele competiu abaixo dos índices obtidos no Mundial Sub-20 deste ano, no Peru, quando estabeleceu 175kg no arranco, 220kg no arremesso e 395kg de total.

Mesmo assim, brigou diretamente pelos títulos. No primeiro exercício, ergueu sem sustos 160kg, 166kg e 171kg. Teve o ouro nas mãos, mas viu o norte-americano Kolbi Ferguson levantar dois quilos a mais e garantir a medalha dourada. O mexicano Karim Monroy ficou com o bronze, com carga de 169kg.

No arremesso, Pessanha ficou abaixo do habitual. Recordista mundial sub-20, com 220kg erguidos em Lima, começou com 200kg, depois subiu para 205kg, mas falhou com 210kg. Assim, ficou fora do pódio do exercício (terminou em quarto lugar), mas conquistou outra prata no total, com 376kg, mesma carga obtida pelo canadense Xavier Lusignan, mas depois do brasileiro. O ouro novamente foi assegurado pelo norte-americano Kolbi Ferguson (388kg), que também venceu no arremesso (215kg).

O Campeonato Pan-Americano termina nesta sexta-feira, com mais uma participação brasileira. Taiane Justino compete às 16h (de Brasília), na categoria acima de 86kg feminino. O país já faturou 14 medalhas até aqui: duas de ouro, oito de prata e quatro de bronze.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *