Vitória no Mont Ventoux foi a primeira de um francês na edição de 2025
A 16ª etapa do Tour de France abriu a última semana da volta masculina com trecho de 171.5 km entre Montepellier e Mont Ventoux, nesta terça-feira (22). A vitória foi do francês Valentin Paret (Soudal), a primeira de um local na edição de 2025, após o ciclista ultrapassar o irlandês Ben Healy (EF) e manter o colombiano Santiago Sanchez (Bahrain) na terceira posição. O esloveno Tadej Pogacar (UAE) venceu jogo mental contra o rival dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma) e abriu mais 2s na classificação geral.
O trecho desafiador do Mont Ventoux pegou fogo com disputas pela vitória e classificação geral fechando a prova na linha de chegada. Na frente, Ben Healy buscava a segunda vitória no Tour e liderava a fuga com Santiago e Valentin. Com menos de meio quilômetro para o fim, o irlandês ficou para trás para recuperar ritmo e atacou com velocidade para vencer a etapa.
Ben foi surpreendido por Paret, que impulsionado pela torcida local, foi mais rápido para triunfar após 04h 03′ 19”. Apesar da segunda posição e distãncia obtida para o pelotão, Ben Healy apenas ganhou uma posição ao sair da décima para a nona colocação. Santiago fechou a prova 4s atrás dos líderes.
A busca pela liderança está cada vez mais na mão de Tadej Pogacar, o esloveno e Jonas Vingegaard repetiram a prosa das últimas etapas e brigaram pela primeira posição da classificação geral metro a metro. O campeão mundial e camisa amarela ficou sem ajuda dos gregários da UAE, enquanto Jonas teve companhia de parceiros da Visma para puxarem o ritmo do segundo melhor geral.
A partir do último quilômetro, os dois ficaram sozinhos e alternavam ataques para tanto buscarem o grupo de Valentin e Healy, quanto para garantir segundos na classificação geral. Tadej Pogacar mostrou porque é lider e achou ritmo na hora certa para abrir 2s e finalizar a prova na quinta posição, enquanto Vingegaard foi o sexto. Na CG, Pogacar soma 58h 24′ 46”, Vingegaard vem atrás com 04′ 15” de desvantagem e o alemão Florian Lipowitz é terceiro com 09′ 03” de perda para Tadej.
O esloveno retomou a liderança entre os escaladores (camisa de bolinhas) com 60 pontos, superando o francês Lenny Martinez (Red Bull), que também acumula os mesmos pontos, no desempate. Entre os melhores pontuadores, Pogacar continua a carga em busca ao italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek), o esloveno chega a 240 pontos contra 251 do rival.
