O adversário da semifinal será o Japão, que derrotou o Brasil no ano passado
O Brasil venceu a Alemanha, nesta quinta-feira (24), e está classificado para a semifinal da Liga das Nações de vôlei feminino. Com parciais de 25-19, 26-24 e 25-14, a seleção treinada por José Roberto Guimarães entra, mais uma vez, na briga por medalhas e vai em busca do título inédito na competição.
A Alemanha, que havia forçado um tie-break contra o Brasil na fase classificatória, apresentou um ritmo de jogo intenso e ficou próximo no placar durante toda a partida. Ainda assim, a seleção brasileira foi melhor no bloqueios (11 pontos) e aproveitou os pontos cedidos em erros (23 no total) pelas adversárias para vencer em sets diretos.
A oposta Rosamaria (13 pontos) e a ponteira Gabi (12 pontos) foram os destaques da partida. A distribuição da levantadora Roberta ainda deixou Julia Bergmann e Julia Kudiess com seis pontos em ataque. A central Diana marcou cinco pontos em bloqueios – três apenas na segunda parcial.
Na semifinal, um velho conhecido. O Japão venceu a Turquia e enfrenta o Brasil na briga por uma vaga na decisão. A fase final acontece em Lodz, na Polônia, até o próximo domingo. A outra semifinal será entre as anfitriãs e a Itália, reeditando os dois duelos da VNL feminina de 2024.
O JOGO
No primeiro set, o Brasil esteve a frente do placar a todo momento. A Alemanha conseguiu dar um volume de jogo intenso durante a parcial, incluindo as 23 defesas, mas cedeu muitos pontos em erros para a seleção brasileira. Rosamaria marcou seis vezes e o saque também contribuiu com outros quatro pontos.
O segundo set parecia que estava controlado pelas comandados por Zé Roberto, com uma vantagem de três pontos mantido até a metade da parcial. As alemãs, forçando o saque e quebrando a linha de recepção, colocaram pressão para o Brasil, que se sobressaiu nos últimos pontos. Destaque para a central Diana, com três pontos no bloqueio ao longo do set.
Se o nervosismo esteve presente nos sets anteriores, na terceira parcial o cenário foi diferente. Com uma vantagem construída no início, a distribuição da levantadora Roberta foi ainda mais eficiente, principalmente entre as ponteiras Gabi e Julia Bergmann.
Japão vence Turquia e faz semifinal contra o Brasil
O Japão está na rota do Brasil na Liga das Nações pelo segundo ano consecutivo. Mais cedo, as nipônicas venceram a Turquia por 3 sets a 2, com parciais de 25/21, 16/25, 25/20, 22/25 e 15/9. O resultado coloca o Japão novamente na briga por uma medalha, após a prata em 2024.
A maior pontuadora japonesa foi a capitã Ishikawa, que marcou 19 pontos – incluindo o último ponto do jogo, um ace no fundo de quadra. Para vencer, um dos fundamentos que o Brasil pode apostar é o bloqueio. A Turquia marcou 13 pontos, contra apenas seis do Japão.
LIGA DAS NAÇÕES FEMININA | SEMIFINAIS
- 26 de julho (sábado) – Itália x Polônia, às 11h
- 26 de julho (sábado) – Brasil x Japão, às 16h
