Troféu Brasil de Atletismo pré-Mundial recebeu a inscrição de 854 atletas

A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 140 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Foto: Wagner Carmo /CBAt
Foto: Wagner Carmo /CBAt

O 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa 2025 recebeu a inscrição de 854 atletas (377 feminino e 477 masculino), sendo 18 paralímpicos, de 140 clubes de todas as regiões do País. A disputa dos 100 m, a prova mais rápida do atletismo – com finais a partir das 15:15 do primeiro dia de disputas (31/7) -, tem o maior número de inscritos: 90 (52 no masculino e 38 no feminino). 

A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (CTPB), com acesso pela Rodovia Imigrantes, km 11,5, Vila Guarani. E vale índices e pontos no Ranking da World Athletics para o Mundial de Atletismo de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro. 

A entrada para o público é gratuita e as oito etapas, duas por dia, serão transmitidas ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico. 

O primeiro dia de competições reserva muitas atrações. Os 20.000 m da marcha atlética em pista, às 7 horas do dia 31 de julho, quinta-feira, abrem o Troféu Brasil – a prova, nos 20 km de rua, é a que consagrou Caio Bonfim nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 – o brasiliense é também o recordista sul-americano em pista.

Também será realizada a cerimônia de abertura, marcada para às 14 horas, com homenagens a Wanda dos Santos, que morreu no dia 30 de junho, em São Paulo, aos 93 anos, e Aída dos Santos, a primeira finalista olímpica dentre as mulheres do Brasil nos Jogos de Tóquio-1964. É a imagem dela, no salto em altura, que estampa as medalhas e o troféu que serão entregues aos atletas e clubes campeões.

No mesmo dia, à tarde serão realizadas as finais dos 100 m e também uma homenagem a Rosângela dos Santos, medalhista olímpica – será a despedida das pistas da atleta, em transição de carreira.

As duas últimas provas do programa serão os revezamentos 4×400 m, feminino às 16:20, e masculino às 16:45, no domingo (3/8), quando também serão premiados os clubes vencedores.

É o segundo ano consecutivo em que a parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a CBAt trazem o Troféu Brasil para São Paulo, com provas paralímpicas no programa (veja na relação de inscritos no site da CBAt).

O Esporte Clube Pinheiros de São Paulo foi eneacampeão do Troféu Brasil em 2024. O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia (MG), foi vice-campeão brasileiro e a Orcampi, de Campinas (SP), a terceira colocada. Todos voltam a competir com equipes grandes e fortes, assim como o Sesi, a ADC São Bernardo e o Centro Olímpico, todas equipes de São Paulo.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *