Treinando forte, Matheus Lima encara Troféu Brasil de atletismo em busca de recordes do campeonato

O atleta do Pinheiros está treinando forte para a temporada e, especialmente, a disputa do Mundial de Tóquio, mas mesmo assim vai correr por recordes da competição

Foto: Gustavo Alves/CBAt
Foto: Gustavo Alves/CBAt

Qualificado para o Mundial de Tóquio nos 400 metros e nos 400 metros com barreiras, Matheus Lima (Pinheiros-SP) quer os recordes do campeonato em pelo menos uma das suas provas na sua participação no 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, que será realizado de 31 de julho a 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. A entrada é gratuita e a competição será transmitida pela TV Atletismo Brasil e Canal Olímpico.

“Meu objetivo é, sem dúvida, fazer uma boa prova, sair campeão e com o recorde da competição, seja nos 400 m rasos ou nos 400 m com barreiras”, disse o cearense de 22 anos, uma das revelações do atletismo brasileiro. Potencial para alcançar essas marcas, Matheus já mostrou que tem. São seus recordes pessoais: 44.63, nos 400 m rasos, e 48.08, nas barreiras, ambos conquistados em 2025. Os recordes do Troféu Brasil são 44.82 – marca de seu técnico, Sanderlei Parrela, de 1999 – e 48.60, de Márcio Teles, de 2019.

No Troféu Brasil de 2024, Matheus correu apenas os 400 metros, e quase conseguiu apagar a marca de seu treinador. Venceu o Troféu Brasil pela primeira vez com o tempo de 44.87 e, assim que ultrapassou a linha de chegada, olhou para o placar, e aproximou o polegar e o indicador, sinalizando que tinha “faltado pouco”. Sanderlei Parrela é o recordista brasileiro dos 400 metros (44.29, de 1999) e Alison dos Santos, o Piu, recordista brasileiro e sul-americano dos 400 metros com barreiras (46.29, de 2022). 

Em 2025, Matheus disputou o Mundial Indoor de Nanjing, em março – foi 6º colocado na final dos 400 metros em pista coberta. Depois, fez sua estreia na Liga Diamante, disputando cinco etapas do principal circuito de provas da World Athletics, priorizando as provas de 300 m e 400 m com barreiras. Além disso, fez parte da equipe que disputou o Mundial de Revezamentos de Guangzhou (China), em maio, e ajudou o 4×400 m a se classificar para o Mundial de Tóquio.

Em uma temporada cheia de novidades e bons resultados, o Troféu Brasil marca a retomada de Matheus nas competições. “Ele participou de várias competições em maio e junho. Então, o mês de julho inteiro está sendo para treinar. Por isso, ele vai participar do Troféu Brasil treinando, e acredito que ele vai fazer uma grande participação. Matheus está bem, com tudo dentro do planejamento. Os objetivos estão mais à frente”, explica o treinador Sanderlei.

Logo após a competição nacional, Matheus disputará os Jogos Pan-Americanos Junior, em Assunção (Paraguai), de 18 a 22 de agosto, além da final da Liga Diamante (27 e 28 de agosto, em Zurique, na Suíça).

Competitivo, Matheus diz que o Troféu Brasil será um bom teste para seus grandes objetivos na temporada, que são a final da Liga Diamante e o Mundial. “Quero ser finalista e, até mesmo, surpreender com uma medalha.” 

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *