Brasil fica no top-20 por equipes do florete masculino no Mundial de Esgrima

Brasileiros não atingiram o quadro principal individual

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dando prosseguimento na cobertura do Mundial de Esgrima, que está sendo disputado em Tbilisi, capital da Geórgia, entre os dias 22 a 30 de julho de 2025, tivemos a disputa da espada masculina e do sabre feminino, além de competições em equipes do florete masculino e da espada feminina. Anteriormente o destaque havia ficado com Ana Beatriz Bulcão, que passou pro quadro principal no florete feminino. Relembre.

Na espada masculina tivemos um total de 215 atletas. Todos os brasileiros passaram pela fase de grupos. (chamada de poules) Alexandre Camargo, Matheus Brandt e Nicolas Deguchi com três vitórias cada e Pedro Petrich com duas.

No mata-mata, pela primeira fase, Pedro Petrich venceu ao kuwaitiano Rakan Alharban por 15/13. Os demais brasileiros só estrearam na fase seguinte.

Na segunda fase Nicolas Deguchi sucumbiu para o singapurense Azfar Luqman Ong por 15/14 e terminou na 130º posição. Pelo mesmo placar Matheus Brandt foi outro a se despedir da competição, com derrota para o neerlandês Tristan Tulen. Matheus ficou na 128º posição. Pedro Petrich perdeu para o israelense Yuval Shalom Freilich por 15/10 e terminou em 156º colocado. O último brasileiro, Alexandre Camargo, caiu para o emiradense Khalifa Al Zarooni por 15/13 e terminou em 122º colocado. Pedro e Nicolas obtiveram 0,625 pontos cada no ranking mundial, já Matheus e Alexandre conquistaram 1,25 pontos.

Sem mais brasileiros a competição seguiu e terminou com o ouro indo para o japonês Koki Kano ao derrotar o húngaro Gergely Siklosi por 10/9 na final. Os bronzes foram para o japonês Masaru Yamada e para o ucraniano Nikita Koshman.

No sabre feminino tivemos um total de 125 atletas e apenas uma brasileira. Isabela Carvalho passou pelas poules com três vitórias, o que lhe deu direito a estrear somente na segunda fase eliminatória. No seu primeiro embate, Isabela foi derrotada pela uzbeque Luisa Herrera Lara por 15/13 e se saiu da competição com a 83º colocação e 2,5 pontos no ranking.

Na final o ouro foi para a atleta independente neutra Yana Egorian ao derrotar a polonesa Zuzanna Cieslar por 15/11. Os bronzes ficaram para a chinesa Pan Qimiao e para a ucraniana Alina Komashchuk.

Na competição por equipes do florete masculino, o Brasil participou com Dominic de Almeida, Pedro Marostega, Paulo Morais e Guilherme Toldo. Ao todo 36 nações competiram. O Brasil estreou nos 16-avos de final contra a Espanha. Com uma derrota de 45/35 o Brasil foi eliminado, terminando a competição em 18º colocado e levando 16 pontos para o ranking mundial.

A campeã foi a equipe italiana ao derrotar por 43/42 os Estados Unidos na final. A Hungria ficou com o bronze ao vencer os franceses por 45/34 na disputa do bronze.

Na equipe feminina da espada, o Brasil participou com Maria Rita de Camargo, Marcela Silva e Victoria Vizeu. Ao todo 38 nações competiram. A estreia brasileira se deu nos 16-avos de final contra os Estados Unidos. Com uma derrota de 44/19 o Brasil foi eliminado na 27º posição, levando 16 pontos para o ranking mundial.

O ouro ficou com a França ao derrotar o time de Atletas Independentes Neutros por 41/32 na final. Na disputa do bronze a Coreia do Sul superou a Itália por 37/31 e ficou com a medalha.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *