País da Oceania se destaca com três medalhas no primeiro dia.
O domingo (27) marcou o primeiro dia de finais da natação no Mundial de Esportes Aquáticos e contou com duas chegadas que levantaram o público, nas finais dos 400m livre e 4x100m livre, com as decisões acontecendo na batida de mão. A Austrália foi a maior vencedora do dia com dois ouros e uma prata.
A final dos 400m livre masculino foi decidido na batida. Na virada dos 350m, o australiano Samuel Short estava na frente, lado a lado com o alemão Lukas Maertens, que conseguiu passar no final e bateu dois centésimos na frente para ficar com o ouro e Short ser prata. O bronze ficou com o coreano Kim Woomin, que chegou a apenas 0.25 do alemão. Na final feminina, Summer McIntosh, do Canadá, venceu com o tempo de 3:56.26. A prata foi de Bingjie Li, da China e o bronze de Katie Ledecky, dos EUA.
O revezamento 4x100m livre feminino foi emocionante. A Austrália passou liderando nos 100, 200 e 300m, mas sempre com os EUA disputando braçada a braçada a liderança, passando do lado. Nos últimos 100m, Torri Huske chegou a passar as norte-americanas para a liderança, mas nos 25m finais, Olivia Wunsch acelerou e deu o ouro para australianas. O bronze ficou com os Países Baixos.
Na final masculina dos 4x100m livre, os EUA lideraram a maior parte da prova, passando abaixo da parcial do recorde mundial nas três primeiras pernas da prova. Porém, Kyle Chalmers entrou pra fazer os últimos 100m para a Austrália e tomou a liderança, dando mais um ouro para a Austrália no primeiro dia de finais. No final, a Itália também passou os Estados Unidos, ficando com a prata e os norte-americanos com o bronze.
Amanhã, a partir das 08h, serão realizadas mais finais, com transmissão do Sportv.
