Desde quinta a fronteira entre países tem sido palco de diversos confrontos armados. No entanto, FIVB mantém mundial na Tailândia no fim de agosto
O mundial de vôlei feminino na Tailândia no fim de agosto pode estar correndo risco. Um confilito do país com Camboja iniciado desde a última quinta (24) tem causado preocupação nas seleções participantes da competição. Mas até o momento, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) garante o mundial no país aisático entre os dias 22 de agosto a 7 de setembro.
Segundo o site polonês ‘sport interia’, a Federação Polonesa de Vôlei entrou em contato com a FIVB para saber dos planos de segurança para a realização do campeonato mundial e teve resposta da entidade que o a competição está mantida nas cidades-sede de Bangkok, Chiang Mai,Phuket e Nakhon Ratchasima.
O Brasil vai estrear no mundial de vôlei feminino no dia 22 de agosto contra a Grécia em Chiang Mai, cidade que está aproximadamente a 800km da fronteira com Camboja.
Entenda o conflito
Tailândia e Camboja fazem fronteira e desde o século passado reinvidicam algumas áreas fronteiriças. Com uma tensão aumentando nos últimos meses, o conflito explodiu na última quinta, com ambos os lados acusando o outro de iniciar o mais recente conflito na fronteira. Até o momento, tivemos 35 mortos, mais de 200 feridos e mais de 200.000 pessoas deslocadas de locais situados na fronteira entre os dois países, além de atingir o antigo templo de Preah Vihear, patrimônio mundial da UNESCO na província homônima do norte do Camboja.
Os líderes do países vão iniciar uma negociação de cessar-fogo na próxima segunda (28) na Malásia. O presidente dos Estados Unidos Donald Trump ameaçou cancelar os acordo comerciais com os países se eles continuarem o conflito armado, segundo informações da CNN.
