Dujardin foi suspensa por chicotear um cavalo excessivamente
A britânica tricampeã olímpica de adestramento Charlotte Dujardin planeja retornar às competições após cumprir um ano de suspensão do esporte.
Dujardin, de 40 anos, foi banida em dezembro pela FEI – a entidade que rege o hipismo mundial – e multada por chicotear “excessivamente” um cavalo.
Imagens em vídeo dela foram divulgadas em julho – dias antes do início das Olimpíadas de Paris 2024 – mostrando-a golpeando repetidamente o cavalo com um longo chicote em suas patas.
A proibição internacional, também apoiada pela British Equestrian e pela British Dressage, foi retroativa a 23 de julho de 2024, quando ela foi suspensa provisoriamente.
Embora a BBC Sport apure que Dujardin planeja retornar às competições, ainda não se sabe quando ou onde isso ocorrerá.
Desde a última quinta-feira, ela pode se candidatar novamente à British Dressage, o que lhe permitirá participar de competições afiliadas.
Ela não tinha direito a receber financiamento público e benefícios públicos por meio do UK Sport enquanto cumpria a proibição, e também perdeu contratos de patrocínio e cargos de embaixadora.
Um porta-voz do UK Sport disse à BBC Sport que a organização está “em processo de revisão da futura elegibilidade de Charlotte para receber fundos públicos” – cujo resultado determinará se ela poderá retornar ao Programa de Desempenho de Classe Mundial da British Equestrian.
Acredita-se que representantes de Dujardin tenham conversado com a British Equestrian e a British Dressage sobre seu retorno ao esporte nos últimos dias.
A British Dressage confirmou à BBC Sport que está em contato com a equipe de Dujardin, enquanto a British Equestrian afirmou que não poderia discutir sua correspondência com os atletas.
