Prova foi marcada por acidente e sprint final decisivo
A brasileira Tota Magalhães continua evoluindo no Tour de France Femmes e, nesta segunda-feira (28), encerrou a terceira etapa da volta francesa no 97ª colocação. O trecho plano de 163.5 km entre La Gacilly e Angers foi vencido pela neerlandesa Lorena Wiebes (SD-Worx/Protime) em 03h 41′ 47”. A nova líder geral é a compatriota Marianne Vos (Visma) que botou 6s em cima de Kim Le Court Pienaar (Soudal).
O top-2 da prova desta segunda foi formado por neerlandesas. Lorena, Vos e o pelotõa da frente evitaram acidente que afetou várias ciclistas nos quilômetros finais, incluindo favoritas. As duas atletas esperaram até os metros finais para buscar a vitória, no momento certo Lorena acelerou com muita velocidade e Vos foi atrás, mas a campeã da etapa mostrou por que é especialista em sprint e foi a primeira a cruzar a linha de chegada.
A queda de ciclistas foi após o corte da perda de tempo, marca do traçado em que caso alguma ciclista caia ou tenha quebra mecânica, não haverá perda de tempo na classificação geral. A principal diferença foram os bônus de sprint entregue ao top-3: 10s para Lorena, 6s para Wiebes e 4s para a australiana Ally Wollaston (FDJ-Suez). Assim, o top-104 ficou no mesmo tempo de Wiebes, mas sofreu atraso por causa do bônus do sprint final.
Este bônus também definiu a nova dona da camisa amarela, Marianne Vos tirou 6s de Kim Le-Court Pienaar, 33ª nesta segunda, e a diferença será a expressada na tabela geral liderada pela neerlandesa com tempo total de 08h 19′ 06”. A vice é Kim e Pauline Ferrand-Prevot é a terceira 12s atrás de Marianne. A melhor ciclista da Movistar, equipe de Tota Magalhães, é a alemã Liane Lippert, 49ª geral com 7 minutos de desvantagem. A equipe teve problemas nos primeiros dias e busca recuperação.
O dia de Wiebes foi ainda mais positivo, além da vitória de etapa, a ciclista da Protime ultrapassou Vos na disputa por pontos, marcando 130 contra 112 pontos da rival. Amanhã (28), Lorena usará a camisa verde e Marianne, a amarela. Sem montanhas, a suíça Elise Chabbey (FDJ-Suez) mantém a camisa de bolinhas.
A brasileira Tota Magalhães escapou do acidente e sendo a 97ª na etapa, foi beneficiada com o congelamento e não sofreu mais atraso em relação as líderes. Trabalhando para a alemã e capitã da Movistar, Liane Lippert, Tota vai buscar ser útil para a equipe, sem necessariamente buscar vitórias. Os 6s de perda para Vos deixa Tota a 20m59s da neerlandesa e 123ª na classificação geral.
