Brasil encerra tour na China com 100% de vitórias
A Seleção Brasileira masculina de basquete encerrou na quarta-feira (31/07) sua participação em Tour na China com vitória sobre Montenegro por 110 a 106, em Shenzhen, e quatro vitórias em cinco jogos, além do título da Solidarity Cup. Além dos montenegrinos, o Brasil também encarou a Nova Zelândia e o Guangdong, da Liga Nacional Chinesa, tendo apenas uma derrota para os neozelandeses por um ponto.
A excursão na China faz parte do projeto de desenvolvimento de atletas da direção técnica, comandada pelo treinador croata Aleksandar Petrovic e o líder operacional Bruno Valentin. O Brasil levou para a competições atletas que foram observados visando futuras oportunidades no ciclo olímpico de Los Angeles 2028.
E também deu oportunidade para prospectos como João Gluck e Pedrinho Figueiredo, de 16 anos cada, e Pedro Pastre, de 18 anos. Além de jogarem de forma efetiva, todos ganharam experiência internacional, intercâmbio e “tempo de voo” contra Seleções que estão entre as 20 melhores no ranking da FIBA e disputarão suas Copas continentais.
O Tour começou com vitória sobre a Nova Zelândia por 85 a 68. Depois, a Seleção bateu Montenegro por 85 a 77. E venceu Guangdong por 87 a 84 para vencer a Solidarity Cup. Em seguida, o grupo viajou para Shenzhen, para a Nations Cup. Perdeu da Nova Zelândia por 90 a 89 e venceu Montenegro por 110 a 106.
Nomes como Caio Pacheco, Daniel Von Haydin, Victão, Gabriel Jaú, Kayo Gonçalves, entre outros, mostraram personalidade e muito basquete para vencer jogos duros, buscar placares adversos e também dominarem em muitos instantes. Atletas que, com Eliminatórias da Copa do Mundo pela frente, a partir de novembro, farão parte do grupo maior de jogadores avalizados pela CT.
Foco na Americup
Agora, o Brasil foca na Americup, de 22 a 31 de agosto, em Manágua, na Nicarágua. A Seleção se apresenta no dia 3 de agosto, domingo, em Guarapari, no Espírito Santo, em preparação que vai até o dia 15, antes da viagem para a Copa Latina, no Panamá, quando enfrenta os donos da casa, Uruguai e Argentina.
O Brasil terá sete atletas que estiveram em Paris 2024, em convocação realizada na última semana, e durante a primeira fase da competição transmitida pela ESPN vai enfrentar Bahamas, Uruguai e Estados Unidos.
