Etapa marcou estreia da marca brasileira em solo europeu
Nesta sexta-feira (01/08), na abertura do Pro Tour STU em Varberg, na Suécia, que recebe a primeira etapa da nova liga mundial de skate, agora um evento global, avanços dos principais brasileiros na competição, com destaque para Carlos Ribeiro e Daniela Terol. Esta sexta-feira (1) definiu as semifinais femininas e os primeiros eliminados entre os homens.
A etapa sueca é a segunda do Pro Tour 2025 após a estreia em Porto Alegre, no inicio do ano. A cidade de Varberg inaugura a nova alternativa internacional do skate street e park, mas a competição segue sem nomes importantes do skate brasileiro, como Rayssa leal, Raicca Ventura e Giovanni Vianna.
Na pista de street, Carlos Ribeiro brilhou no naipe masculino com nota de 85,24 logo na primeira de suas duas voltas de 60 segundos. O skatista não deu chances para Marcelo Batista e Carlos Iqui, classificados à repescagem, e ao eliminado Josef Zatta.
Os demais heats foram vencidos por Ivan Monteiro e João Lucas Alves, o sueco Koffe Kroon, o italiano Ivan Federico e o peruano Angelo Caro. As únicas eliminações brasileiras foram de Lucas Rabelo e Bruno Melão, os estadunidenses Jake Ilardi e Trenton McClung também não competem mais. A repescagem terá ao todo 12 skatistas e seis vagas disponíveis na decisão, que já conta com outros seis atletas.
Já entre as mulheres o dia foi dominado pela espanhola Daniela Terol com 81.94 somados ainda na primeira tentativa. A skatista superou a suíça Liv Broder e a brasileir Giovana Dias, que não passaram dos 60 pontos. Nesta primeira fase do feminino, as 15 skatistas são divididas em quatro baterias e apenas a última de cada uma delas não avança para a semifinal.
As eliminadas foram a neerlandesa Roos Zwetsloot, a estadunidense Paige Heyn e a local Sarah Meurle. Ao todo quatro brasileiras avançaram em Varberg, incluindo a vencedora da bateria 3 Isabelly Avila com nota de 61.98.
