“Bolívia querida” mostrou a superioridade de seu elenco, deslanchou no segundo tempo e agora parte rumo ao tetra da competição
Diante de sua torcida, que compareceu neste sábado (2) no Ginásio Castelinho, em São Luís, o Sampaio Basquete confirmou o favoritismo, superou o Pontz São José pelo placar de 88 a 62, virou a série melhor de três para 2 a 1 e garantiu vaga para a final da LBF Caixa pela sétima vez em sua história.
Agora, o grupo comandado por Rodrigo Galego aguarda o desfecho da outra semifinal para conhecer seu adversário. O Sesi Araraquara, atual bicampeão, lidera a outra semifinal contra o Unimed/Campinas e terá a oportunidade de carimbar a passagem à decisão no domingo (3), a partir das 11h.
O primeiro jogo da final está marcado para o dia 10 de agosto, com mando de quadra do Sampaio Basquete, detentor da melhor campanha da fase de classificação.
Destaques
Isabela Jourdain despejou 19 pontos, apanhou 6 rebotes e foi eleita a MVP da partida. Gabi Guimarães anotou 15 pontos, 9 rebotes e também teve grande contribuição para o triunfo maranhense.
Com 23 pontos, Manu Dias foi a cestinha do São José e do confronto.
O jogo
Antes de a bola subir, houve um minuto de silêncio em respeito à morte de Antônio Carlos Vendramini, lendário treinador do basquete feminino brasileiro e maior vencedor da LBF, com cinco títulos.
É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Antonio Carlos Vendramini, conselheiro administrativo da LBF e o maior técnico vencedor da história da LBF CAIXA, com quatro títulos por Americana e @unimed_basquete .
— Liga de Basquete Feminino (@LBF_Oficial) July 31, 2025
Vendra, eterno! 🤍 pic.twitter.com/9b0I1Wp29I
Após o apito, os dois times imprimiram velocidade e buscaram atacar o garrafão para pontuarem. O Sampaio se ajustou na defesa, ocupou bem os espaços do setor e forçou o São José a arriscar—sem sucesso—mais bolas de longa distância durante a segunda metade do período. Além disso, a equipe coletou importantes rebotes na peça ofensiva, manteve o forte ritmo sem deixar cair a precisão nos arremessos e assim abriu oito de frente (26 a 18).
As anfitriãs prosseguiram sendo eficientes no ataque e dilataram a diferença para 14 pontos. No entanto, atravessaram um momento de instabilidade, desperdiçando posses de bola e arremessos. Lideradas por Manu Rios, autora de 15 pontos durante a primeira metade da partida, as visitantes ganharam confiança, ensaiaram uma reação e cortaram a distância para seis. Os dois erros seguidos, porém, custaram caro e foram capitalizados pelas adversárias, que fecharam o segundo quarto vencendo por 43 a 35.
Melhor distribuído nos dois lados da quadra, o Sampaio voltou do vestiário mais consistente no sistema defensivo e prolífico no ataque. Líder na porcentagem das bolas triplas durante a fase de classificação com 32,1%, a equipe usou com eficiência este artifício e acertou quatro em sete tentativas para definitivamente deslanchar no jogo. As joseenses até alternaram as jogadas ofensivas entre a tábua e o perímetro, mas o baixo aproveitamento somado ao bom desempenho do oponente impediram qualquer tipo de uma nova recuperação.
Com 68 a 49 no início do período derradeiro, a “Bolívia” poderia administrar o restante do cronômetro, mas não diminuiu seu ímpeto e continuou atacando. Mesmo com o São José já nas cordas, o time de Rodrigo Galego aumentou sua vantagem e encerrou a partida em 88 a 62 e a série em 2 a 1.
