Francesa Pauline também venceu o ultimo estágio do Tour neste domingo (3)
A francesa Pauline Ferrand Prevot (Visma) conquistou o Tour de France Femmes 2025, neste domingo (3), com domínio nos dois últimos dias de volta. A ciclista que trocou o mountain bike após ouro olímpico em Paris-2024 pela estrada para vencer o Tour, vence as duas últimas etapas e leva título geral com folga. A brasileira Tota Magalhães (Movistar) foi 23ª no estágio final e fechou o tour no top-75.
Pauline foi brilhante nas últimas etapas, a campeã aproveitou a queda da ex-líder Kim Le Court Pienaar (Soudal) ontem (2) e botou a França no topo do pódio do Tour de France, masculino ou feminino, após 40 anos. No último sábado, a francesa venceu com vantagem para as principais adversárias e não abaixou o ritmo neste domingo, obtendo novo triunfo de etapa e fechou a semana com chave de ouro.
A ciclista ficou no top-4 durante todo o Tour, mas a queda de Kim foi essencial para o título, visto que a mauriciana mostrava grande rendimento até a penúltima etapa. As montanhas francesas combinaram com o estilo de Pauline, que chega à estrada vinda do mountain bike, e a francesa conquista a volta com tempo total de 29h 54′ 24”. Hoje, venceu após fuga nos momentos finais da etapa com vantagem de 20s para as demais.
Em segundo no geral e na etapa, a neerlandesa Demi Vollering (FDJ-Suez) fechou 3m42s atrás de Pauline. Em terceiro, a polonesa Katarzyka Niewiadoma-Phinney completou o pódio com 4m9s de atraso para Pauline. Nas camisas secundárias, Lorena Wiebes (Protime) venceu como melhor pontuadora e dona da camisa verde.
Sem ser pressionada e com a camisa de bolinhas desde o início, a suíça Elise Chabbey (FDJ) conquistou a pontuação de escaladoras com 44 pontos. Já a melhor jovem e usuária da camisa branca foi a neerlandesa Nienke Vimke (Picnic). O melhor time foi o FDJ-Suez com tempo final de 90h 12′ 03”.
Tota é top-75
A brasileira Ana Vitória Magalhães, conhecida como Tota, teve a melhor etapa em eventos do World Tour, neste domingo (3), com o 23º lugar na nona etapa. A brasileira fechou a prova no mesmo pelotão de Nienke Vimke. A Movistar, equipe da brasileira, teve problemas nos primeiros estágios do Tour e Tota achou brechas para brilhar durante a volta. A brasileira liderou etapa e chegou a ser 6ª colocada entre as escaladoras. Nos últimos estágios, Tota foi 80ª, 52ª, 109ª e hoje, 23ª. No geral, Magalhães foi a 74ª posicionada.
