Morre atleta italiano que passou mal durante prova de corrida de orientação nos Jogos Mundiais

Mattia Debertolis desmaiou durante prova disputada sob forte calor e não resistiu após dois dias internado

FISO/Divulgação
FISO/Divulgação

Os jogos Mundiais de 2025 em Chengdu, China, estão marcados por uma tragédia. O atleta da corrida de Orientação Mattia Debertolis faleceu dois depois de passar mal durante prova de meia distância da categoria. Seu falecimento foi confirmado pela federação italiana da modalidade nesta segunda(11), manhã de terça na China.

Mattia, que tinha 29 anos e trabalhava como engenheiro civil em Estocolmo em paralelo à carreira de atleta, disputou a primeira prova que valia medalhas em Chengdu-2025, sob um calor de 43 graus pela manhã na cidade chinesa, que ainda tinha o agravante da baixa umidade. Seu GPS repentinamente parou de transmitir sinais, o que fez a direção de prova passar a procurá-lo durante o percurso.

Ele foi encontrado desmaiado, com a suspeita de ter batido a cabeça em uma pedra, e foi levado diretamente para o hospital, onde foi levado para UTI em estado grave. Sua família rapidamente foi até a China, com ajuda do Ministério do Esporte italiano.

Após dois dias sem melhoras, o estado de Matia se agravou. Na noite de segunda na China recebeu a extrema unção do bispo de Chengdu e pela manhã, faleceu. “Mattia Debertolis faleceu, sob os cuidados de sua mãe Erica, seu irmão Nicolò na China. Ao restante de sua família na Itália, incluindo seu pai Fabio, sua companheira Jessica, seus avós, o presidente de seu clube, Gabriele Viale, o técnico Stefano Raus e seus companheiros de equipe Francesco, Anna e Caterina, nosso amor a todos. Faremos o melhor para honrar sua memória.” diz o comunicado.

A International World Games Association (IWGA) publicou pela manhã na China uma nota lamentando o falecimento do atleta: “A Família dos Jogos Mundiais, o Comitê Organizador Local e a Federação Internacional de Orientação estão consternados com esta tragédia e expressam suas sinceras condolências à família e aos amigos do atleta e a toda a Comunidade de Corrida de Orientação. Nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram afetados por este evento.”

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *