Natação de piscina do Brasil conquista 24 ouros, 12 pratas e 7 bronzes no Pan Júnior 2025
O Brasil confirmou o favoritismo nas disputas da natação nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em Assunção, no Paraguai, com mais três ouros e oito pódios conquistado, nesta quinta-feira (14). A delegação brasileira também atingiu 100 medalhas no torneio ao fim deste dia.
A natação brasileira foi às águas neste último dia de provas com o objetivo de fechar a campanha com chave de ouro, e conseguiu ao ser, novamente, protagonista na piscina paraguaia. O país abriu o dia com vitória tranquila de Letícia Romão nos 1500 m livre, Romão foi acompanhada por Mariana de Oliveira que ganhou o bronze.
Letícia dominou a prova e fechou sem ser pressionada com tempo de 16:30.86. Já Mariana saiu de sétima para a quarta posição, e com ótimo encerramento nos últimos 50 m, ultrapassou a mexicana Sharon Rodriguez para ficar com o terceiro lugar.
Nos 1500 m livre masculino, João Pierre derrotou Matheus Mellechi para ganhar o ouro, enquanto o compatriota foi prata na prova. Pierre fechou o quilômetro e meio em 15:19.77, 1.26s a frente de Matheus.
Já na disputa dos 200 medley, prata para Fernanda Celidônio, com Nichelly Lysy na sexta posição, e prata para Stephan Steverink entre os homens, com o brasileiro Gabriel Machuco na quarta colocação. A prova masculina foi marcada por erro da organização que apontou Stephan como vencedor e Gabriel como desclassificado, mas alterou para o ordem correta posteriormente.
Nos últimos revezamentos do Pan Júnior, a equipe feminina de Júlia Ferreira, Nichelly Lysy, Joice Rocha e Stephanie Balduccini – dona de 8 medalhas nesta edição e 7 em Cali-Valle 2021 -, conquistou o ouro com tempo final de 4:05.92. Por outro lado, a equipe masculina formada por Samuel Lopes, Guilherme Camossato, Lucio Filho e Pedro Sansone foi superada pela Argentina e ficou com a prata.
