Brenda Pepe e Marco Tulio subiram ao pódio pelo Brasil na etapa
A Seleção Brasileira de halterofilismo iniciou sua participação na Copa do Mundo da modalidade, em Santiago, no Chile, com duas medalhas de ouro, conquistadas pela paulista Brenda Pepe e o mineiro Marco Túlio, da categoria até 49kg, que registrou ainda o novo recorde das Américas.
A competição segue até domingo, 17, e serve como preparação para o Campeonato Mundial do Cairo, principal disputa internacional da temporada, que será realizado de 11 a 18 de outubro, no Egito.
Pela categoria até 49kg, o estreante em competições pela Seleção Brasileira adulta Marco Túlio superou a marca continental ao levantar 169 kg, ultrapassando o recorde anterior do cubano Enmanuel Gonzalez Rodriguez (165kg), estabelecido em junho deste ano em Pequim, na China. O brasileiro conquistou o ouro, seguido pelo compatriota Lucas Santos, do Amazonas, que levantou 148kg e ficou com a prata, e pelo venezuelano José Monteiro Ortiz, que completou o pódio em terceiro lugar.
Mais cedo, na abertura do evento, a piauiense Cleusa Angélica Pereira conquistou a medalha de prata na categoria até 41kg, levantando 78kg. Ela ficou atrás apenas da equatoriana Kerly Lascano e superou a cubana Daynelis Vaszquez.
À tarde, a paulista Brenda Pepe, da categoria até 45kg, também estreante na Copa do Mundo, conquistou o ouro após erguer 95kg. Brenda já havia batido o índice para o Mundial da modalidade em março, durante a Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo, ao levantar 90kg. No Chile, superou os 85kg da venezuelana Dilmary Perez (prata) e os 83kg de Amalia Gonzalez (bronze).
*Com informações de CPB
