Equipe maranhense se sobressaiu no segundo tempo e, desta vez, conseguiu sustentar a dianteira até o fim para diminuir a desvantagem na série
De costas para a parede e a uma derrota do vice-campeonato, o Sampaio Basquete juntou forças e mostrou poder de reação ao vencer o Sesi Araraquara por 70 a 62 neste domingo (17), no Ginásio do Sesi Leopoldina, em São Paulo. Com o resultado, a equipe maranhense força a realização do quarto jogo da série final da LBF Caixa 2025.
Enquanto o time paulista está à frente por 2 a 1 e ainda tem mais um mando de quadra para tentar confirmar o tricampeonato, o Sampaio precisa vencer novamente para levar a decisão para casa e assim tentar repetir um feito histórico — virar uma série melhor de cinco após estar perdendo por 2 a 0. Até hoje, apenas o próprio Sesi Araraquara conseguiu essa façanha, na final da edição passada da liga, sobre justamente o Tubarão.
O quarto duelo da série será disputado na próxima terça-feira (19), às 21h, novamente no Ginásio do Sesi Leopoldina, em São Paulo. A partida terá transmissão ao vivo pelos canais de televisão ESPN e TV Brasil e no YouTube por UOL e Imirante.com.
Destaques
Thayná Silva foi a cestinha e a MVP da partida. A ala marcou 22 pontos e apanhou seis rebotes. Gabi Guimarães fez um bom segundo tempo e contribuiu com um duplo-duplo de 15 pontos e 10 rebotes.
Com 20 pontos, Vitória teve o melhor desempenho do Sesi Araraquara no confronto.
O jogo
Disposto a ganhar sobrevida na série, o Sampaio iniciou a partida mostrando apetite no ataque, utilizando o garrafão para pontuar e forçar faltas adversárias, além também de muita disposição na defesa, roubando duas bolas em menos de três minutos. O Sesi, sempre forte na tábua ofensiva, teve boa leitura de jogo, percebeu a dificuldade de movimentação neste setor e descolou duas bolas triplas seguidas no fim da parcial. A equipe chegou a igualar o marcador, mas Lays, também do perímetro, acertou um chute no estouro do cronômetro e manteve o Tubarão à frente por 16 a 13.
Até a metade do segundo quarto, os arremessos de longa distância continuaram sendo o artifício de Araraquara para não deixar o oponente se distanciar. Posteriormente, o time de Fabio Appolinário passou a variar as jogadas, enquanto o conjunto maranhense permaneceu apostando nas bolas de segurança no poste baixo durante todo o período. Ambos pouco aceleraram o ritmo e optaram por cadenciar as posses de bola. A eficiência ofensiva prevaleceu sobre as defesas e o embate foi para o intervalo com vantagem das visitantes em 34 a 31, com destaque para os 14 pontos de Thayná Silva, do Sampaio, e os 13 de Vitória Marcelino, do Sesi.

Aline Moura, que estava com apenas dois pontos, anotou oito em quatro minutos e colocou as anfitriãs momentaneamente na frente por um ponto. A partir dali, houve um rápido revesamento de lideranças. No entanto, a equipe não sustentou o início prolífico e sofreu com a instabilidade ofensiva pelo resto do quarto. O Sampaio, com melhor distribuição no ataque, aproveitou a brecha com dois arremessos para três pontos convertidos por Delgado e Thayná Silva e fechou a parcial em 51 a 44.
A cadência da posse de bola continuou ditando os dois ataques na última parcial. As marcações bem ajustadas travaram o poderio ofensivo durante a primeira metade, até que Gabi Guimarães se sobressaiu à defesa adversária ao guardar uma bola de longa distância e colocar a Bolívia com oito na ponta (57 a 49). Na sequência, o duelo ficou ainda mais truncado, o que favorecia o Sampaio devido à vantagem, mas Gabriella Sossô resolveu colocar pimenta no caldeirão a um minuto do fim.
A ala sofreu uma falta no ato do arremesso, mas conseguiu acertar sua bola tripla e posteriormente o lance livre, produzindo um ataque para quatro pontos, assim diminuindo a desvantagem para três (62 a 59). Entretanto, a reação do Sesi foi cortada pela raiz. Lays imediatamente devolveu na mesma moeda e, com frieza, converteu um chute do perímetro. A armadora ainda foi fundamental no lance seguinte. Após uma interceptação de passe de Gabi Guimarães na quadra defensiva, Lays ficou com a sobra e partiu sozinha para fazer uma bandeja e praticamente selar o resultado positivo. O conjunto de Araraquara ainda tentou mais dois ataques para encostar, mas sem êxito. Vitória maranhense por 70 a 62.
