Wrestlers brasileiros perderam seus combates nas oitavas de final do estilo livre masculino e, na sequencia, acabaram ficando sem a possibilidade de brigar por medalhas na repescagem
Nesta segunda-feira (17), a delegação brasileira fez a sua estreia no Campeonato Mundial Sub-20 de wrestling 2025. A competição está sendo realizada em Samokov, na Bulgária, e teve Caio Aron e Leandro Araújo competindo no estilo livre masculino. Eles acabaram derrotados nas oitavas de final e como seus algozes foram derrotados na sequencia, ficaram fora da repescagem.
O Brasil chegou para o Mundial sub-20 de wrestling com uma equipe de cinco atletas, sendo dois na disputa do estilo livre masculino ( Caio Aron e Leandro Araújo), dois na disputa do estilo greco-romano (Lucas da Silva e Pedro Henrique) além de Eduarda Rodrigues, que representa o país na disputa do estilo livre feminino.
Nos combates de hoje, Cario Aron teve um bom início na disputa da categoria 57kg, superando o chinês Chengtao Wang na fase de qualificação. O brasileiro venceu por pontos, levando a melhor nos critérios de desempate após igualdade em 5 a 5, assegurando um lugar nas oitavas de finais.
Na luta que valia um lugar nas quartas, Caio Aron teve pela frente um combate contra Vasif Baghirov, do Azerbaijão. O brasileiro suportou os seis minutos de luta mas acabou superado por pontos em 6 a 1. Como Baghirov não avançou além das quartas de final, o brasileiro não teve a possibilidade de retornar na repescagem e se despediu da competição.
O outro representante brasileiro nesta segunda-feira foi Leandro Araújo, na categoria até 79kg, estreando direto nas oitavas. Ele acabou derrotado pelo cazaque Yerkhan Abil por pontos, em 6 a 0 e na sequencia viu seu algoz parar nas quartas de finais, deixando o brasileiro fora da repescagem e encerrando a participação brasileira no dia.
O Brasil ainda retorna ao tapete do Mundial Sub-20 com outros três wrestlers. No estilo greco-romano, Lucas da Silva disputa a categoria 67kg e Pedro Henrique disputa a categoria 60kg. No estilo livre no feminino, Eduarda Rodrigues será a representante do país, na categoria até 68kg.
