Lorrane Santos venceu o C1 500m e garantiu ouro para o Brasil; Mateus Nunes voltou ao pódio com mais uma prata
O Brasil segue firme na liderança do quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, no Paraguai. Até o momento, nesta quinta-feira (21), o país somava 60 medalhas de ouro, 36 de prata e 47 de bronze, totalizando 143.
A Canoagem Velocidade também contribuiu para esse desempenho, com mais dois pódios conquistados pela equipe nacional. Lorrane Santos Souza conquistou a medalha de ouro para o Brasil e Mateus Nunes Bastos dos Santos garantiu a prata.
A baiana Lorrane Santos Souza brilhou nas águas da Baía de Assunção. Pela manhã, venceu a eliminatória do C1F500m com o tempo de 2:15.31, avançando direto para a final. Ao meio-dia, voltou ainda mais forte e cruzou a linha de chegada em 2:12.59, garantindo a medalha de ouro para o Brasil, e sua segunda medalha nos Jogos.
“Foi uma prova muito intensa e estou feliz em trazer essa medalha para o Brasil. O resultado mostra a importância do nosso trabalho diário e me motiva ainda mais para os próximos desafios”, comemorou Lorrane após a vitória.
Representando a seleção, Mateus também conquistou sua segunda medalha nos Jogos. Depois da prata no C1 1000m, o atleta voltou a subir ao pódio, desta vez no C1 500m Masculino. Com o tempo de 1:51.44, Mateus ficou a apenas 0.03 milésimos de segundo do primeiro colocado, garantindo mais uma medalha de prata para o país.
“Foi uma prova muito disputada. Dei meu máximo e fiquei por muito pouco do ouro, mas estou feliz por colocar novamente o Brasil no pódio. Agora é foco total nas próximas provas”, destacou Mateus.
Amanhã, (22), os atletas brasileiros não terão provas na água, aproveitando o dia para acompanhar as disputas e observar os adversários. A equipe volta a competir no sábado (23), quando Maria do Livramento de Sousa Cunha e Lorrane Santos Souza disputam o C2F500m; Lucas Espírito Santo Santos e Mateus Nunes Bastos dos Santos entram no C2M500m; e, por fim, Lucas se junta novamente a Lorrane no C2 Misto 500m, prova que marcará o encerramento da participação da Canoagem Brasileira nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025.
TIME BRASIL
A delegação brasileira é composta por quatro atletas: Lorrane Santos Souza (Ubatã/BA), Maria do Livramento de Sousa Cunha (José de Freitas/PI), Lucas Espírito Santo Santos (Itacaré/BA) e Mateus Nunes Bastos dos Santos (Itacaré/BA). A equipe conta ainda com os treinadores Figueroa Conceição e James Corrêa.
No total, o Time Brasil participa com 363 atletas em Assunção. O Pan Júnior reúne cerca de 4 mil competidores de 41 países, em 42 modalidades, e também serve como classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2027 em diversas disciplinas.
PROVAS
Dia 23/08 (Sábado)
09h20 – C2F500m – Maria do Livramento de Sousa Cunha e Lorrane Santos Souza (Final Direta)
09h30 – C2M500m – Lucas Espírito Santo Santos e Mateus Nunes Bastos dos Santos, (Final Direta)
10h40 – C2X500m – Lucas Espírito Santo Santos e Lorrane Santos Souza (Final Direta)
