A fundista compete os 2.000 m com obstáculos domingo (24/8), em Bragança Paulista, com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil
Tatiane Raquel da Silva (EC Pinheiros-SP) compete o Grande Prêmio Brasil de Atletismo, integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C) no caminho da qualificação para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro. Tatiane já foi campeã de área – ouro nos 3.000 m com obstáculos no Sul-Americano de Mar Del Plata (ARG), com o tempo de 9:40.07 (26/4/2025) – e está dentro da quota da World Athletics no Ranking (36 vagas).
“Eu pretendo fazer uma marca boa, para que a pontuação entre no ranking de pontos, para que eu consiga melhorar minha posição. Vou em busca de boa marca e para isso preciso sair forte. Se as brasileiras conseguirem sair junto e me ajudar em uma ou duas voltam já vai ser o suficiente”, disse Tatiane, que corre os 2.000 m com obstáculos (vale para pontuação no Ranking Mundial), às 14:50.
Os 3.000 m com obstáculos para mulheres é uma das provas mais recentes do programa olímpico. Foi disputado pela primeira vez apenas nos Jogos de Pequim, em 2008. Em Mundiais, a estreia foi em Helsinque-2005 – ou seja, neste ano, completará apenas 20 anos de disputas. Tatiane é recordista brasileira e sul-americana da prova desde 2022, com o resultado de 9:24.38.
O prazo para a obtenção dos índices fixados em cada prova pela World Athletics – ou na corrida de pontos no Ranking que podem assegurar a qualificação para o Mundial de Tóquio, fecha no dia 24 de agosto, exatamente o dia do GP Brasil.
Duas competições no mesmo dia
Neste domingo (24/8), em Bragança Paulista (SP), atletas de 21 países (o Brasil dentre eles) competem o Grande Prêmio Brasil de Atletismo, integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (World Ranking categoria C) ou o Atletismo Brasil Challenger, do Athletics Continental Tour Challenger de 2025 (categoria D). Será a última oportunidade para a obtenção de índices e pontos na corrida do Ranking para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão.
Serão dois GPs no mesmo dia, de categorias diferentes, na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/nº, Bairro Campo Novo, Bragança Paulista), com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Brasil Atletismo.
