Confira as declarações da medalhistas do individual geral no Mundial de Ginástica Rítmica

Ginastas falam sobre novo código, torcida brasileira e erros

Foto: Ivan Carvalho/CBG
Foto: Ivan Carvalho/CBG

O pódio do individual geral foi formado por Darja Varfolomeev (GER), Stiliana Nikolva (BUL) e Sofia Raffaeli (ITA), repetindo o pódio de 2022, mas ali Sofia havia sido a vencedora, Darja a segunda colocada e Stiliana, a medalhista de bronze.

Darja se destacou na competição por ter feito mais de 30 pontos em sete das suas oito apresentações, sendo que o 29.700 da fita na classificatória foi descartado pela regra da competição de não contar a menor nota nas eliminatórias. Ela diz que a razão dessas notas altas é a preocupação em fazer as séries da forma mais limpa possível.

“Nós tentamos fazer os exercícios de forma limpa, sempre aumentando a nota e mostrei o meu melhor todos os dias”.

Mesmo com as maiores notas do ano, ela ainda revelou ter tido uma certa dificuldade com o novo código de pontuação, que entrou em vigor no começo de 2025.

” O novo código foi um pouco difícil pra mim lá no começo pra me encontrar nos elementos e riscos. Foi um grande trabalho feito até este campeonato, que foi mostrado no individual geral e que espero mostrar também nas finais por aparelho”, disse a alemã.

Aniversariante desta sexta, Stiliana Nikolova disse que a medalha de prata foi provavelmente um dos seus melhores presentes de aniversário que ela já ganhou. Ela vem um ano após ela não classificar para final olímpica em Paris 2024 e ela contou a conquista deste pódio.

“Me sinto bem, todo mundo aprende com seus erros e acho que tenho muito mais a aprender ainda no esporte”, falou a búlgara.

A medalhista de bronze, Sofia Raffaeli, chegou ao seu terceiro pódio seguido em Mundiais e se contar o bronze em Paris 2024, são quatro pódios seguidos nas principais competições.

“Para mim, o que importa não é o resultado, mas sim a competição. O resultado foi incrível pra mim, estou muito feliz por esta final porque fiz quatro exercícios sem erros”.

Ela também tem muito apoio da torcida brasileira e perguntada sobre possível retorno ao país disse que vai ficar mais um pouco após o Mundial.

“Ainda não sei (se volto mais vezes), mas após a competição ficarei mais alguns dias para visitar um pouquinho o Brasil”, disse a italiana.

As três voltam a competir no domingo nas finais por aparelho a partir das 11h com transmissão da Cazé TV e do Sportv.

Nathan Raileanu

Nathan Raileanu

Repórter e Editor do Surto Olímpico. Fanático por esportes desde criança. Surtado desde 2021
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *