Seleção Brasileira fez bom primeiro quarto mas depois não conseguiu mais impôr seu jogo contra a seleção uruguaia, ainda assim estreou com importante vitória na Americup 2025
Na tarde deste sábado (23), a Seleção Brasileira masculina de basquete fez a sua estreia na Americup 2025 e mesmo encontrando dificuldades, conseguiu ficar com a vitória no duelo contra o Uruguai. A partida disputada em Manágua, na Nicarágua, terminou com placar de 81-76 para os brasileiros, que voltam às quadras amanhã (24).
O treinador Aleksandar Petrovic, juntamente com seus dois assistentes técnicos Demétrius Ferracciú e Leo Costa, convocou para a disputa da Americup os atletas Caio Pacheco, Yago Mateus, Alexey Borges, Georginho de Paula, Vitor Benite, Reynan Gabriel, Gui Deodato, Mãozinha Pereira, Lucas Dias, Bruno Caboclo, Ruan Miranda e Nathan Mariano.
O Brasil tem quatro títulos da Americup, mas o último veio em 2009, em Porto Rico. Na edição de 2022, o Brasil foi superado na dcisão pela Argentina na final e deixou escapar a oportunidade da quinta conquista. Na edição deste ano, os brasileiros estão no grupo A, juntamente com Uruguai, Bahamas e Estados Unidos.
O Jogo!
A partida de hoje teve a seleção brasileira dominando as ações no início do confronto e abrindo vantagem no primeiro quarto, 27-20 e dando a impressão que poderia resolver o jogo cedo, no entanto, os uruguaios conseguiram se equilibrar defensivamente e tiraram os espaços das jogadas brasileiras, tirando cinco pontos da desvantagem. As equipes foram para o intervalo com o placar de 46-44 para o Brasil.
A volta do intervalo teve alternâncias de momentos no jogo, inclusive com o Uruguai chegando a estar a frente do placar, ainda assim, os brasileiros conseguiram se recuperar e fecharam o terceiro quarto com um ponto a mais e a vantagem de 65-62.
No quarto final, mesmo com o bom jogo uruguaio, os brasileiros se mantiveram sempre a frente do placar, ainda que não conseguisse abrir vantagem confortável. No minuto final, a diferença seguia em três pontos e mesmo com as tentativas do adversário, a seleção brasileira confirmou a vitória em 81-76, assegurando a primeira vitória na Americup 2025.
O destaque da partida ficou para Bruno Caboclo que anotou um duplo-duplo, com 13 pontos e 10 rebotes, além de Yago Santos, Alexey e Georginho, que anotaram 12 pontos cada um. O cestinha da partida foi o uruguaio Emiliano Serres, com 14 pontos.
O Brasil agora se prepara para os duelos contra Bahamas e Estados Unidos, em partidas sendo realizadas neste domingo (24) e na terça-feira (26) respectivamente. A competição tem transmissão dos canais ESPN.
O regulamento da Americup coloca as 12 equipes em três grupos com quatro seleções. As duas melhores de cada chave, além dos dois melhores terceiros, avançam às quartas de final. A decisão será no dia 31 de agosto.
Programação Brasileira na AmeriCup 2025
23/08 – Brasil 81 x 76 Uruguai
24/08 – Brasil x Bahamas – 18h40 – Transmissão ESPN
26/08 – Brasil x EUA – 22h10 – Transmissão ESPN
