Miqueias Rodrigues é prata e Brasil fecha Mundial de paracanoagem com cinco medalhas

Na Canoagem Velocidade, Gabriel Assunção e Jacky Godmann terminam em quarto no C2 500m

Fabio Canhete/ CBCa
Fabio Canhete/ CBCa

O último dia do Campeonato Mundial de Paracanoagem neste domingo (24), em Milão,Itália, foi marcado pela chuva, bons resultados e mais uma medalha para o país. Com dois brasileiros na grande decisão, a prata no KL3 200m veio com Miqueias Rodrigues, que concluiu a prova em 41s29. Gabriel Paixão Porto ficou muito próximo do pódio, ao finalizar seu percurso em 41s37.

“Só tenho a agradecer a Deus que me proporcionou e fortaleceu para eu estar aqui. Agradeço à CBCa, ao meu treinador e a todo pessoal envolvido. É uma felicidade muito grande. Saí do bronze, fui para a prata. Confesso que estava nervoso, pois sabia que a final seria acirrada, e agora volto feliz para casa”, celebrou Miqueias.

Por muito pouco, o Brasil não terminou o mundial com seis medalhas. Débora Benevides encerrou o VL2 200m na 4ª posição, com o tempo de 1m04s47, ficando a menos de um décimo do pódio.

Na final do KL2 Masculino 200m, Flávio Reitz concluiu a decisão em 9º lugar. Já no VL3 200m, a brasileira Mari Santilli terminou a final em 8º lugar, com 1:00.65.

Gabriel e Jacky garantem o 4° lugar no C2 500m

Dupla estreante em uma edição do Mundial Sênior, Gabriel Assunção e Jacky Godmann fizeram uma boa prova e garantiram o 4º lugar no C2 500m, com o tempo de 1:40.47s. “Uma final pegada e muito forte. Vi que dava para a medalha, mas infelizmente ficamos em 4º lugar, com o gostinho da medalha. Para a estreia está bom. Deixamos tudo na água com apenas uma semana de treino e só tenho a agradecer ao meu parceiro Gabriel e a todos. Agora é voltar no ano que vem ainda mais forte”, disse Jacky.

Ainda neste domingo, Valdenice Conceição terminou em 2º lugar no C1 200m, Final B (sem disputa por medalhas), registrando o tempo de 51.03s.

O técnico Lauro de Souza Júnior avaliou a participação dos brasileiros: “Muito feliz com o resultado da dupla, abrindo o ciclo de 2028. Isso nos mostra que temos um caminho muito promissor até Los Angeles. Fizeram uma prova digna de campeões, e isso nos motiva a já querer voltar, trabalhar e seguir crescendo. Essa é uma prova que acredito que podemos vir a dominar neste ciclo.”

Sobre o desempenho feminino, Lauro destacou: “Muito satisfeito com o resultado da Valdenice. Mostrou que dá para a gente evoluir. Estamos com mudanças na canoa feminina e esperamos conseguir elevar o nível. Essa transição é importante, contamos com atletas experientes e ao mesmo tempo avançamos com novos nomes. Esperamos ter uma boa mescla em 2028.”

Saldo do Mundial

Com a medalha conquistada por Miqueias Rodrigues neste domingo e as quatro medalhas do sábado, o Brasil encerrou o Mundial de Paracanoagem com cinco pódios: 1 ouro, 3 pratas e 1 bronze.

“Encerramos este Mundial em um ano pós-Olimpíadas, quando se inicia oficialmente o ciclo para 2028, e começamos de uma boa forma: a paracanoagem conquistou cinco medalhas e alcançou várias finais A, mostrando que tem muito potencial para chegar a Los Angeles e superar o recorde das quatro medalhas obtidas em Paris. Claro, temos muito trabalho a ser feito, mas o caminho está traçado”, avaliou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto.

“Na Canoagem Velocidade não vieram medalhas, mas conseguimos duas finais A. Colocamos uma formação nova no C2, com Jacky e Gabriel, e isso demonstra renovação. Eles fizeram uma excelente prova, ficando em 4º lugar, e isso mostra que o Brasil tem material humano e capacidade para chegar em 2028 brigando por medalhas e se mantendo no topo mundial”, finalizou.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *