Yaras fazem primeiro jogo da história na Copa do mundo de Rugby XV

Seleção brasileira foi derrotada pela África do Sul na primeira partida disputada na tradicional Copa do Mundo

copadomundorugby

O momento mais aguardado pelo rugby brasileiro enfim chegou: a seleção disputou no último domingo (24) em Northampton (Inglaterra), a primeira partida de sua história em uma Copa do Mundo. Coube às Yaras a honra de representarem o país na maior competição da modalidade, em estreia contra a África do Sul. Apesar da derrota por 66 a 6 diante de uma das grandes potências do esporte, o sentimento das jogadoras é de orgulho por terem feito parte deste momento.

“É uma honra estar aqui. Temos 100% de certeza de que saímos daqui orgulhosas por termos dado tudo de nós. Sabíamos que não seria um jogo fácil, mas lutamos até o final e demos o nosso melhor”, resumiu a capitã Eshyllen Coimbra, que terminou o confronto com o maior número de tackles realizados: 19.

As Yaras foram ovacionadas desde o início da partida no estádio Franklin’s Gardens, quando entraram em campo com uma borduna, artefato indígena do povo Rikbaktsa, símbolo de força e proteção. Com o jogo em andamento, os momentos mais marcantes foram os dos primeiros pontos da seleção feminina na história da competição, com duas penalidades convertidas por Raquel Kochhann, aos 10 e 57 minutos. Mais um feito expressivo na carreira da catarinense, que disputou três edições de Jogos Olímpicos e foi porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura de Paris 2024, após superar um câncer de mama.

“O placar não é o que estávamos buscando, mas as jogadoras deram tudo que podiam. Elas precisam de mais jogos deste nível para evoluir, é a única opção. Não é fácil estar sempre se defendendo, já que ficam pouco com a posse de bola e acabam tendo um desgaste maior. Mas vejo que agora entenderam melhor a dinâmica dos jogos que terão pela frente e acredito que teremos uma segunda rodada melhor”, analisou o treinador da seleção brasileira, o uruguaio Emiliano Caffera.

O Brasil volta a campo no próximo domingo, 31 em Exeter, contra uma das favoritas ao título, a França, que venceu a Itália na estreia por 24 a 0. Esta é a décima edição da Copa do Mundo feminina, e a primeira que conta com a participação de uma seleção sul-americana.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *