Brasil é campeão por equipes masculinas sub-19 no Pan-Americano Junior de Tênis de Mesa

Leonardo Iizuka, Felipe Doti e Lucas Romanski venceram a equipe de Porto Rico na final

Felipe Doti / Foto: Instagram
Felipe Doti / Foto: Instagram

Continuando a cobertura do Pan-Americano Junior de Tênis de Mesa, evento que está sendo realizado entre os dias 24 a 31 de agosto de 2025 em Rosario, na Argentina, hoje (dia 27) tivemos as semifinais e finais da disputa por equipes masculinas e femininas nas categorias sub-19 e sub-15. Anteriormente o Brasil havia passado da fase de grupos e se classificou para o mata-mata. Relembre.

Na equipe masculina sub-15 o Brasil fez a semifinal contra o Chile. Representaram o Brasil Flavio de Sousa, Vitor Thiofilo e Leandro Ferreira. Na primeira partida Flavio de Sousa perdeu para Benjamin Carrasco por 3-0, mas, em seguida, Vitor Thiofilo venceu Angel Orellana por 3-1. Mesmo placar que Leandro Ferreira aplicou em Alonso Pacheco. Por fim, na quarta partida, Flavio de Sousa não deu chance para Angel Orellana, e, com um 3-0, fez Brasil 3×1 Chile, classificando o Brasil para a final.

Na final o Brasil enfrentou aos Estados Unidos. A primeira partida foi uma vitória tranquila por 3-0 de Flavio de Sousa em Kyler Chen. Brasil 1×0 Estados Unidos. Logo após Vitor Thiofilo sucumbiu por 3-1 para Kef Noorani. Jogo empatado, Brasil 1×1 Estados Unidos. A terceira partida foi entre Leandro Ferreira e Maxim Mouchinski. O brasileiro até venceu o primeiro set, mas depois o estadunidense reagiu e fechou o jogo em 3-1, adicionando mais um ponto pro seu time. Brasil 1×2 Estados Unidos. No quarto duelo o prodígio Kef Noorani não deu qualquer chance para Flavio de Sousa e, com um 3-0, fechou o jogo e deu o título para seu time. Final: Brasil 1×3 Estados Unidos.

Na equipe feminina sub-15 a semifinal foi contra os Estados Unidos. E, infelizmente, elas passaram o carro nas brasileiras. Com três vitórias por 3-0, Irene Yeoh, Satya Aspathi e Abigail Yu derrotaram respectivamente a Bianca Borges, Emanuelly Santos e Karoline Gruchoski e se classificaram para a final, eliminando as brasileiras. Na final as estadunidenses derrotaram as canadenses também por 3×0 e levaram o título.

Na equipe masculina sub-19 o Brasil jogou contra a República Dominicana na semifinal. E com três triunfos por 3-0, os brasileiros Leonardo Iizuka, Felipe Doti e Lucas Romanski eliminaram a Rafael Cabrera, Ramon Vila e Eduardo Darley, classificando-se para a final contra Porto Rico.

Na primeira partida da final, Leonardo Iizuka ganhou de Enrique Rios por 3-1 para dar o primeiro ponto para o Brasil. Brasil 1×0 Porto Rico. Na segunda partida Felipe Doti lutou bastante, mas em um jogo muito equilibrado, foi derrotado por 3-2 para Steven Moreno. Brasil 1×1 Porto Rico. O Brasil voltou a frente com a vitória por 3-2 de Lucas Romanski contra Yadier Lopez. Brasil 2×1 Porto Rico. Na quarta partida Leonardo Iizuka superou a Steven Moreno por 4-1 fazendo Brasil 3×1 Porto Rico e dando o título para o Brasil.

Na equipe feminina sub-19 a semifinal foi contra as porto-riquenhas. Representaram o Brasil Karina Shiray, Beatriz Fiore e Abigail Menezes. No primeiro jogo Karina Shiray foi superada por Kristal Melendez por 3-1. Posteriormente Beatriz Fiore perdeu para Edmarie Leon por 3-0. Na terceira partida Valentina Davila ganhou de Abigail Menezes por 3-1 e não deu chances para o Brasil. Brasil 0x3 Porto Rico. Na final as porto-riquenhas perderam para as canadenses por 3-2 e tiveram que se contentar com a prata.

Amanhã (dia 28) começam as disputas individuais e de duplas masculinas.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *