Equipe venezuelana sobrou na competição e perdeu apenas três sets em toda a disputa, conquistando o título inédito de forma invicta.
Neste domingo (31), a Venezuela foi coroada campeã invicta da 18ª Copa Pan-Americana de Vôlei Masculino após derrotar o México por 3 sets a 1 (25-23, 25-20, 20-25, 25-19) na partida pela medalha de ouro que encerrou o evento no Domo de la Feria em León, no México.
Este título marca a primeira medalha de ouro da Venezuela na história da Copa Pan-Americana, somando-se à medalha de bronze conquistada em 2015. O país anfitrião, o México, conquistou a medalha de prata, a segunda em sua história, elevando o total para quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.
A Venezuela prevaleceu no ataque (50-42) e no bloqueio (10-8), enquanto o México superou nos pontos de saque (5-2). Nos erros, o time venezuelano cometeu um a menos que os donos da casa (32-33). Por fim, vitória venezuelana por 3 sets a 1 coroou a equipe de melhor desempenho em toda a competição.
O capitão da Venezuela, Willner Rivas, se destacou como o maior pontuador da partida com 20 pontos anotados. Quem também fez grand no jogo foi Emerson Rodríguez, que marcou outros 16 pontos. Pelo México, Axel Téllez liderou com 12 pontos, incluindo 4 aces, no entanto, não foi suficiente para evitar a derrota da equipe anfitriã.
A Venezuela terminou invicta, com seis vitórias, 15 sets vencidos e apenas três perdidos. O México fechou o torneio com um retrospecto de quatro vitórias e duas derrotas, ficando em segundo lugar. Na disputa pelo terceiro lugar, o Canadá derrotou a Colômbia por 3 a 0 (27-25, 25-22, 25-14) e conquistou a medalha de bronze.
