São Paulo levou o título por equipes mistas da competição, além do geral masculino no individual. Do lado feminino, o Rio de Janeiro levou a melhor
Após dois dias intensos de combates no ginásio da Fundação Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), chegaram ao fim, neste domingo (07), as disputas do Campeonato Brasileiro Júnior de Judô 2025. Na competição individual, o estado de São Paulo, no masculino, e o Rio de Janeiro, no feminino, sagraram-se campeões gerais, enquanto nas equipes mistas, os paulistas levaram a melhor sobre os cariocas em uma final emocionante decidida na luta desempate.
Para chegar ao topo do quadro geral masculino, São Paulo faturou três ouros e quatro bronzes. Bruno Nóbrega (-66kg), Enzo Trombini (-81kg) e João Segatelle (-90kg) foram campeões, e Gilberto Neto (-90kg), Ernane Neves (-66kg), Lucas Ribeiro (-90kg) e Renan Lima (-66kg) terceiros colocados.
Completando o top 5 masculino, o Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar, o Rio de Janeiro em terceiro, Paraná em quarto e Distrito Federal em quinto.
Já no feminino, as fluminenses do Rio de Janeiro levaram três ouros, com Mariana Nunes (-48kg), Maria Hottis (-70kg) e Ana Soares (+78kg), duas pratas, com Dayane Simeão (-78kg) e Maria Campos (+78kg), e dois bronzes, com Ana Moreira (-70kg) e Gabriela Pereira (-57kg).
Completando o top 5 do naipe, São Paulo ficou em segundo lugar, Paraná em terceiro, Rio Grande do Sul em quarto e Minas Gerais em quinto.
Equipe Mista de São Paulo vence Rio em decisão emocionante
Na competição por equipes mistas do Brasileiro Júnior, São Paulo foi campeão sobre o Rio de Janeiro por 4×3.
Primeiro, Larissa Menezes (-57kg) abriu o placar para os paulistas com vitória por ippon sobre Victória Frade e, depois, Thawã Frade (-73kg) deixou tudo igual vencendo Renan Lima de virada, por ippon. Na terceira e quarta luta, novos pontos para São Paulo, que fez 3×1: Lívia Resende (-70kg) jogou Maria Hottis em ippon, e Lucas Ribeiro (-90kg) passou por Ruan Vasconcelos por waza-ari.
São Paulo precisava marcar apenas mais um ponto para sair com a medalha de ouro, mas o Rio foi atrás e deixou tudo empatado. Ana Soares (+78kg) ganhou de Vitória Siqueira por ippon, e Gabriel dos Santos (+90kg), também por ippon, superou Gabriel Oliveira.
O sorteio para definir a categoria que faria a luta desempate colocou Lucas e Ruan novamente no tatame e, outra vez, o paulista levou a melhor, marcando um belo ippon sobre o carioca para fechar a campanha paulista que, antes, contou com vitórias contra a Paraíba (4×0) e o Espírito Santo (4×1).
Já o Rio venceu Minas Gerais (4×1), Mato Grosso do Sul (4×1) e Distrito Federal (4×0) para chegar à final.
Nas disputas de bronze, o Mato Grosso do Sul venceu o Espírito Santo por 4×0 e o Distrito Federal passou por Santa Catarina por 4×2.
A próxima competição do calendário nacional de judô será o Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15, em João Pessoa, na Paraíba, de 02 a 05 de outubro.











