Atleta era o pusher do trenó de Francesco Friedrich nas provas de bobsled
Simon Wulff foi suspenso até 6 de setembro de 2026, devido a um teste antidoping positivo em dezembro passado. A Federação Alemã de Bobsleigh e Luge (BSD) anunciou oficialmente o fato na última quarta-feira (3 de setembro), após um acordo entre a Agência Mundial Antidoping (WADA), a Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton (IBSF) e o atleta.
Wulff deve cumprir um total de 21 meses de pena e, portanto, também perderá os Jogos Olímpicos de Inverno em Milão e Cortina d’Ampezzo, em fevereiro de 2026.
“Simon Wulff aceitou a suspensão provisória após o anúncio do resultado do teste e se manteve cooperativo durante todo o processo. Embora não haja evidências de má conduta intencional, a origem da substância não pôde ser claramente determinada, apesar dos esforços consideráveis de Simon Wulf”, afirmou a associação em sua carta. O estimulante proibido metilhexanamina foi detectado na amostra coletada pelo atleta, agora com 24 anos, que empurra o tetracampeão olímpico Francesco Friedrich.
A metilhexanamina está presente nos chamados produtos para emagrecer e suplementos nutricionais e é atualmente um dos estimulantes mais frequentemente encontrados em amostras de doping. A substância é permitida durante as fases de treinamento, mas não em competições – a amostra de Wulff foi coletada durante a Copa do Mundo em Altenberg.
O presidente da BSD (Federação Alemã de Bobsled), Thomas Schwab, enfatizou: “Desejamos a Simon tudo de bom para o futuro. É naturalmente difícil provar o que você consumiu cinco semanas após a coleta da amostra. Simon foi aberto e honesto durante todo o processo, e respeitamos sua decisão de aceitar a proibição.”
Em março, o advogado de Wulff, Thomas Summerer, disse ao Sächsische Zeitung: “Ainda é um mistério para nós qual poderia ser a fonte da contaminação […] Portanto, estamos atualmente analisando alguns suplementos nutricionais que meu cliente vem tomando para identificar circunstâncias que o isentem.”
Os esforços foram em vão – e consequências ainda mais terríveis ameaçam Franceso Friedrich. Embora o ex-atleta Wulff já tenha recebido uma isenção preventiva da BSD em janeiro de 2025, Friedrich ainda pode ser destituído de sua vitória geral na Copa do Mundo da temporada passada. Wulff estava no trenó de dois homens nas vitórias da Copa do Mundo em Altenberg e Sigulda, bem como no trenó de quatro homens que terminou em segundo lugar em Winterberg. “A BSD está atualmente aguardando uma decisão oficial da IBSF sobre como a suspensão afetará a classificação geral por pontos da Copa do Mundo”, dizia o comunicado.
