Praia de Itaúna será sede da elite do surfe até 2028
A cidade fluminense de Saquarema continuará a ser a capital latino-americana do surfe mundial, após renovação do contrato da cidade com a Liga Mundial de Surfe (WSL), nesta quarta-feira (10), em anúncio feito pelo órgão esportivo. A WSL opera o Championship Tour, divisão de elite que teve o brasileiro Yago Dora como campeão em 2025, e que será disputada na praia de Itaúna até 2028, quando completará 12 anos da primeira edição na Região dos Lagos, chamada de “Maracanã do surfe”.
O Rio Pro Tour será mantido na paradisíaca praia de Itaúna pelos próximos três anos, como informado pela WSL, garantindo a participação brasileira na elite do surfe mundial até 2028. O Brasil recebe etapas consecutivas da Liga Mundial desde 2011, com a praia do Pepê, na Barra da Tijuca, bairro da capital carioca, sediando eventos até 2016. Em 2017, o torneio se mudou para Saquarema.
Surte+: Yago Dora é campeão mundial de surfe em decisão dominante em Fiji
Na história do Rio Pro Tour, o Brasil já conquistou oito títulos masculinos: Filipe Toledo (2015, 2018, 2019 e 2022), Adriano de Souza (2011 e 2017), Ítalo Ferreira (2024) e Yago Dora (2023). O melhor resultado entre as mulheres foi o vice-campeonato em 2025 para a campeã geral Molly Picklum (AUS).
“A cidade se tornou sinônimo de surfe em escala global. A renovação da parceria por mais três anos consolida a etapa brasileira como um ativo estratégico não apenas para o esporte, mas para a economia criativa e o turismo. O Vivo Rio Pro é hoje o maior evento do estado do Rio de Janeiro fora da capital, e seguirá crescendo, conectando marcas, fãs e comunidades locais”, destaca Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
“Saquarema é uma cidade com um calendário de eventos ao longo do ano, não só no esporte, mas em outros setores. Mas o Mundial de Surfe é sempre especial, não só por projetar o nome da cidade internacionalmente, mas também por movimentar a economia, fortalecer o turismo e gerar oportunidades para quem vive na cidade”, destacou a prefeita Lucimar Vidal.

Comments