As duas melhores equipes da competição repetem o duelo de 2024
A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC-RS) e o Corinthians-SP, pelo segundo ano consecutivo, disputam a final do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos – Série A 2025. O confronto será nesta sexta-feira, 12, às 10h, no Centro de Treinamento Paralímpico (CT), em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo SporTV 2.
Mais cedo, às 8h, AMC-MT e APACE-PB disputam a medalha de bronze. A decisão do terceiro lugar poderá ser acompanhada presencialmente, com entrada gratuita no CT, e também ao vivo pelo YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Em busca do seu oitavo título, a equipe da AGAFUC, de Canoas-RS, atual campeã e maior vencedora da competição com sete taças, chega invicta à final após cinco vitórias. Superou INSEP (4 a 1), UNIACE (4 a 0) e ADESUL (2 a 0) na fase de grupos, derrotou o INV por 4 a 1 nas quartas de final e venceu o AMC-MT por 4 a 0 na semifinal. O pernambucano Nonato é destaque da equipe com 11 gols, sendo três marcados na semifinal.
Do outro lado, o Corinthians garante presença na decisão pelo segundo ano consecutivo. Na fase de grupos venceu CEDEMAC (5 a 0) e INV (1 a 0), empatou com a APADV (1 a 1) e avançou ao mata-mata. Nas quartas de final, superou o APADEVI por 4 a 0 e, na semifinal, venceu a APACE-PB por 1 a 0, com gol de Jhon Gonzalez.
Em 2024, AGAFUC e Corinthians também decidiram o título. Na ocasião, o jogo terminou empatado em 0 a 0 no tempo regulamentar e a disputa foi definida nos pênaltis. O goleiro Luan, da AGAFUC, e Giovane, do Corinthians, tiveram grande atuação, mas a equipe gaúcha levou a melhor com os gols de Bill e Léo, enquanto apenas Tiago Paraná converteu pelo lado paulista.
