Confira o MVP, quinteto ideal e outros destaques
Com o fim do Eurobasket 2025, chegam as eleições de destaques individuais da FIBA.
MVP
O prêmio de MVP (most valuable player), dado para o jogador mais valioso da competição, foi dado ao armador da Alemanha, Dennis Schröder. Schröder foi protagonista na final e durante toda a trajetória da seleção campeã, sendo o jogador com a segunda maior média de pontos, fazendo 20.3 (apenas 0.5 a menos que o primeiro colocado), além de ser disparado o melhor assistente, com 7.2 (o segundo tem 3.4) e também o segundo maior arremessador de bolas para três pontos, com 20 conversões.

Apesar de ser o líder de sua seleção, muitos fãs atrelaram o prêmio somente ao fato de Dennis estar na seleção campeã, já que jogadores como Dončić, Şengün e Antetokounmpo tiveram mais brilho individual.
Quinteto ideal
Os 5 melhores jogadores do campeonato foram eleitos, e diferente do prêmio de MVP, esse não gerou tantos debates, já que de fato correspondeu com as expectativas dos fãs de basquete.
O time ideal vem com Dennis Schröder (Alemanha) e Luka Dončić (Eslovênia) na armação, Franz Wagner (Alemanha) na ala e Giannis Antetokounmpo (Grécia) e Alperen Şengün (Turquia) no garrafão. Uma seleção que contempla e reconhece os destaques individuais e coletivos de cada um dos cinco jogadores.
Segundo Time
Além do quinteto ideal, a FIBA premiou mais cinco atletas com o time alternativo. São eles, os armadores Cedi Osman (Turquia) e Loyd (Polônia), Deni Avdija (Israel) na ala e Lauri Markkanen (Finlândia) e Jokic no garrafão
Destaques
Para entender as escolhas dos 5 ideais e de outros jogadores que receberam destaque, basta ver os números.
Em pontuações médias, o torneio foi liderado pelo esloveno Luka Dončić com incríveis 34.7 pontos por jogo. Em seguida vieram os alas Antetokounmpo (27.3), Deni Avdija (24) e Lauri Markkanen (23.1) e fechando o top 5 com o armador polones Jordan Loyd, o único dos 5 que não joga na NBA.
Nos rebotes, quem liderou foi o pivô Nikola Vucevic, com média de 11.6 rebotes por jogo. Após Vucevic, Hlinason e Antetokounmpo empatam com 10.6, já Alperen Şengün ficou com 10.1 e Nikola Jokić em quinto lugar com 9 rebotes em média.
Olhando para os garçons, o armador lituano Jokubaitis liderou com 8.5 assistências de média, vindo em seguida Dennis Schröder e 7.2 assistências, Dončić com 7.1, Şengün com 6.6 e Sehnal com 6.4

Juntando os três dados, podemos destacar algumas campanhas individuais incríveis e entender o motivo desses jogadores serem tão prestigiados.
Por exemplo, Luka “Magic” foi o maior pontuador, o maior ladrão de bolas, o terceiro maior assistente e ficou em oitavo como pegador de rebotes, sim, um armador foi o oitavo melhor reboteiro de todo o Eurobasket.
Se Dončić surpreende no rebote, Şengün faz o mesmo na assistência, o turco fecha o torneio como quarto maior assistente, entre os 15 maiores, ele é o único pivô. Além disso, Alperen foi o quarto maior reboteiro e o sétimo maior pontuador.
