Seleção Brasileira de Escalada e Paraescalada está definida para a disputa Mundial na Coreia do Sul

Sete atletas representam o Brasil no Mundial de Seul

Foto: Lena Drapella/IFSC
Foto: Lena Drapella/IFSC

A Seleção Brasileira de Escalada e Paraescalada embarcou rumo ao maior desafio internacional da temporada: o Campeonato Mundial de Escalada e Paraescalada 2025, que acontece em Seul, Coreia do Sul, de 20 a 28 de setembro. O evento reunirá centenas de atletas de diversos países e é considerado o torneio mais importante do calendário bienal da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).

Realizado a cada dois anos, a competição é a maior em número de participantes da IFSC, reunindo provas nas três modalidades oficiais: Boulder, Guiada e Velocidade e a Paraescalada.

Este ano, o Brasil será representado por sete atletas. Na Escalada, estão confirmados Anja Köhler (SC), em sua segunda participação no Mundial adulto, e André Macedo (SP), que fará sua estreia na competição adulta.

Na Paraescalada, pelo segundo Mundial consecutivo, o Brasil terá mais de um atleta em ação. Desta vez, serão cinco representantes em quatro categorias diferentes: Igor Mesquita (RP3), Marina Dias (RP3), Eduardo M. Schaus (AU2), Leonardo Vilha (AU3) e Luciano Frazão (AL2).

A temporada de 2025 já entrou para a história da Escalada e Paraescalada brasileira. Só na Paraescalada, os atletas chegaram a cinco finais e conquistaram três medalhas em duas etapas da Copa do Mundo. Entre os destaques, está a paulista Marina Dias, que soma duas medalhas neste circuito e chega ao Mundial para defender o título de Campeã Mundial em sua categoria, consolidando-se como uma das grandes favoritas da competição.

No time principal, o destaque será Anja Köhler, campeã da Tríplice Coroa do Brasileiro de Escalada 2025, ao vencer as três modalidades olímpicas (Boulder, Guiada e Velocidade). A atleta também fez história ao alcançar a semifinal da etapa de Chamonix da Copa do Mundo de Escalada, na França, um feito inédito para o Brasil desde 2009 e que não era alcançado por uma atleta brasileira desde 2006.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *