Brasileiro foi excepcional e conquistou o título mundial inédito dos 20km
O mundo pertence a Caio Bonfim! O marchador brasileiro disputou a prova 20km da marcha atlética no mundial de atletismo em Tóquio (JPN) e em uma prova incrível, assumiu a liderança nos quilômetros finais para se tornar campeão mundial pela primeira vez na carreira com o tempo de 1h18m35s. De quebra, Caio se tornou o maior medalhista brasileiro em Mundiais de atletismo, com um ouro, uma prata e dois bronzes.
Caio Bonfim seguiu a tática de se manter próximo dos ponteiros até os 14km, quando disparou e resolveu assumir a liderança da prova por breves momentos, acabou sendo ultrapassado e caindo algumas posições.
Um pouco de longe, ele viu o japonês Toshizaku Yamanishi, que brigava pelo tri, receber três punições por flutuação – não manter um dos pés no chão enquanto marcha – e ficar parado por 2 minutos, acabando com suas chances.
Caio Bonfim, que chegou a cair para a oitava posição, remou novamente, imprimindo um ótimo ritmo a partir do km 18. Caio foi galgando posições e com a queda de produção do então líder Paul McGrath (ESP), que foi ultrapassado Zhaozhao Wang (CHN), Caio conseguiu se aproximar ainda mais rápido e passar os dois.
Com um ritmo fortíssimo, Caio entrou no estádio para não perder mais a dianteira. ele manteve a calma para cruzar em primeiro, colocar o seu nome na história e emocionar a todos que acompanharam este feito histórico no atletismo nacional. Wang ficou com a prata, chegando 8 segundos atrás do brasileiro e McGrath, bronze.
Outro brasileiro na prova, Mateus Corrêa, ficou na décima sétima colocação com a melhor marca da temporada e Max Batista foi o quadragéismo segundo.
Viviane Lyra fica em décimo segundo no feminino
Na prova feminina, Viviane Lyra ficou na décima segunda colocação com o tempo de 1m29s06, sendo a brasileira melhor colocada. Gabriela Sousa ficou em trigésimo segundo com melhor marca da temporada e Érica Sena não completou a prova, abandonando no km 4. Maria Perez (ESP) ficou com o título, fazendo novamente a dobradinha 20 e 35km no mundial de atletismo – a primeira vez foi em 2023. Alegna Gonzalez (MEX) ficou com a prata e Fuji Nanako (JPN), com o bronze.











