A data escolhida para o feriado em Bostuana é 29 de setembro, um dia antes de outro feriado, o da independência do país
O ouro conquistado pelo revezamento de Botsuana nos 4x400m fez o país africano ficar em festa. E a alegria foi tão grande que o país vai ter um feriado nacional em homenagem aos atletas, sancionado pelo presidente de Botsuana, Duma Boko, que escolheu a data de 29 de setembro para os habitantes possam comemorar a histórica conquista.
“Vou garantir que direi a todos que os diamantes naturais de Botsuana não estão apenas no solo, eles são nossos atletas campeões mundiais” declarou o presidente nesta segunda durante a Assembleia geral da ONU.
A data escolhida para o feriado nacional é ainda mais especial para os trabalhadores botsuanos, já que é um dia antes de outro feriado, o da independência do país – 30 de setembro.
Botsuana conseguiu o feito com o quarteto Lee Bhekempilo Eppie, Letsile Tebogo, Bayapo Ndori e Busang Collen Kebinatshipi. A ultrapassagem sobre os Estados Unidos veio nos metros finais, levou a população africana à loucura, o que motivou o presidente decretar este feriado para receber os campeões mundiais.
Botsuana tem crescido no atletismo mundial nos últimos anos. O primeiro grande feito do país veio com Leslie Tebogo, que foi campeão olímpicos dos 200m rasos nas olimpíadas de Paris-2024. Na época, o presidente deu meio dia de folga para que os habitantes pudessem comemorar a conquista de Tebogo. Agora, eles terão um dia de feriado completo.











