Mundial começa dia 27
A Seleção Brasileira de atletismo fez seu primeiro treino em solo indiano nesta terça-feira, 23, no complexo esportivo Commonwealth Games Village, em Nova Déli. A atividade reuniu os 50 atletas e os nove atletas-guia convocados para o Mundial da modalidade, que acontece a partir desta sexta-feira, 26, e vai até 5 de outubro.
E, logo na primeira atividade, os atletas do Brasil enfrentaram as dificuldades que têm tido desde o pouso do avião na Índia: ar seco devido à poluição, mormaço e cuidados com a comida.
A competição na Índia será o primeiro Mundial de atletismo após a realização dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na capital francesa, a modalidade rendeu 36 pódios ao país, sendo 10 ouros, 11 pratas e 15 bronzes. As provas serão realizadas no estádio Jawaharlal Nehru e esta será a 12ª participação brasileira em um Mundial da modalidade.
“No momento que saímos do aeroporto, deu um susto. Sentimos um mormaço muito forte, aquele calor que queima. Mas estamos nos adaptando. Estamos procurando nos hidratar bastante para chegarmos bem na competição”, afirmou a saltadora paulista Zileide Cassiano, da classe T20 (deficiência intelectual).
Estão programadas mais sessões de treinos no mesmo local até sexta-feira, 26, quando acontece a cerimônia de abertura da competição no estádio oficial do evento. As provas começam no sábado, 27.
“Em relação à comida, estamos tomando alguns cuidados porque não estamos acostumados com muitos temperos apimentados. Mas o problema maior é o ar seco, que atrapalha na hora de respirar na hora que estamos treinando. Temos que nos manter muito hidratados”, completou Fabrício Ferreira, velocista sul-mato-grossense da classe T13 (deficiência visual).











