Brasileira supera rivais dos Estados Unidos e Japão e garante o segundo ouro consecutivo no Mundial de Escalada Paralímpica 2025
Mais um dia histórico para o esporte brasileiro. A paulista Marina Dias conquistou pela segunda vez o título do Mundial de Escalada Paralímpica, realizado em Seul, na Coreia do Sul. Com o resultado, ela mantém 100% de aproveitamento: duas participações em Mundiais e duas medalhas de ouro na classe RP3 — categoria destinada a atletas com limitações de alcance, força e potência.
Na final, Marina alcançou a agarra 45, garantindo vantagem sobre a norte-americana Nat Vorel, que chegou até a 41, e sobre a japonesa Momoko Yoshida, que parou na marca 38+ (quando o atleta ultrapassa a agarra 38 e inicia o movimento para a próxima).
“Nós chegamos cinco dias antes do campeonato para tentar nos adequar ao fuso de 12 horas. Foi difícil dormir bem nos primeiros dias, e isso afetou as qualificatórias. Também tive dificuldade com a alimentação, por ser vegana, mas consegui me organizar antes da final. Estava mais adaptada e, felizmente, consegui escalar bem, sendo a atleta que chegou mais alto na via”, relatou Marina após a conquista.
Com a medalha dourada, o Brasil encerra sua participação no Mundial de Escalada Paralímpica 2025 com dois pódios: o ouro de Marina Dias e a prata de Eduardo Schaus, conquistada na classe AU2.
