Andrew Parsons é reeleito presidente do Comitê Paralímpico Internacional para 3º e último mandato

Parsons foi presidente do CPB até 2017

Foto: Divulgação/IPC
Foto: Divulgação/IPC

O brasileiro Andrew Parsons foi reeleito presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) para um terceiro e último mandato de quatro anos durante a Assembleia Geral da entidade, realizada no sábado, 27, em Seul, Coreia do Sul.

O ex-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (2009 a 2017) recebeu 109 dos 177 votos válidos e superou o sul-coreano Dong Hyun Bae, que obteve 68 votos.

“Estou muito feliz, acho que isso mostra a confiança e a credibilidade que os membros do IPC depositam na direção que estamos seguindo com o Movimento Paralímpico”, afirmou o dirigente. “Do ponto de vista pessoal, poder concluir iniciativas que comecei em 2017, quando fui eleito pela primeira vez, e também ter a chance de começar novos projetos nos próximos quatro anos será incrível. Sou grato à família paralímpica por esta oportunidade.”

Andrew faz parte da diretoria do IPC desde 2009. Foi vice-presidente entre 2013 e 2017, antes de ser eleito o terceiro presidente da história da entidade.

À frente do IPC, consolidou uma parceria de longo prazo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) até 2032 e redefiniu a estratégia da organização, ampliando o impacto do Movimento Paralímpico na promoção da inclusão social. Também conduziu o movimento durante a pandemia e liderou a realização bem-sucedida dos Jogos de PyeongChang 2018, Tóquio 2020, Pequim 2022 e Paris 2024.

Além da reeleição de Andrew, a Assembleia Geral do IPC elegeu a portuguesa Leila Marques Mota como primeira vice-presidente e o dinamarquês John Petersson como segundo vice-presidente.

Leila, vice-presidente do Comitê Paralímpico de Portugal, é médica, ex-nadadora paralímpica em quatro edições dos Jogos e foi chefe de missão da delegação portuguesa em Tóquio 2020. “Sinto-me profundamente honrada. Quero atuar com escuta ativa, integridade, transparência e proximidade, para que todos os membros e atletas se sintam representados”, declarou.

Petersson, ex-nadador paralímpico que competiu entre 1984 e 2000 e conquistou 15 medalhas, preside atualmente o Comitê Paralímpico da Dinamarca e já comandou o Comitê Paralímpico Europeu. “Estou absolutamente emocionado por ter sido eleito. Trabalhei muito por isso e estou grato pelo apoio recebido”, disse.

Por falta de tempo, a eleição dos demais membros do conselho foi adiada para uma Assembleia Geral Extraordinária remota, em data que ainda será definida.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *