Entidades também alinharam parceria para potencializar candidatura dos Jogos Pan-Americanos de 2031
O Brasil começa a se organizar para colocar o Futsal nos jogos olímpicos. Os presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, se reuniram nesta segunda-feira (29) na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Entre a série de assuntos discutidos, estiveram os apoios à inclusão do futsal como uma das modalidades dos Jogos Olímpicos e à candidatura conjunta de Rio e Niterói para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031.
“É um prazer estar aqui na CBF visitando o presidente Samir. COB e CBF têm que caminhar juntos, a CBF faz parte do mundo olímpico, é uma confederação filiada ao COB, então é muito importante que a gente caminhe junto, pensando sempre no crescimento do futebol. É uma modalidade bicampeã olímpica, que nos dá muita alegria, e trouxemos a medalha de prata no futebol feminino nos últimos Jogos Olímpicos”, afirmou La Porta.
Em um momento de aproximação e estreitamento de relações entre as duas maiores entidades do esporte brasileiro, Xaud se prontificou a ajudar o COB no processo de convencimento das organizações filiadas à Panam Sports para a escolha das cidades do Rio.
“É de extrema importância esse estreitamento de relação entre COB e CBF, as duas maiores entidades esportivas do Brasil. Tratei com o meu amigo La Porta sobre dois assuntos de extrema importância. Um deles é colocar o futsal como esporte olímpico, e a CBF pode ajudar bastante nesse processo. Conversamos também a respeito do Pan-Americano de 2031 no Rio e Niterói e acreditamos que o Brasil pode ser uma grande sede. Vamos trabalhar juntos com o COB para que isso se concretize”, disse Xaud.
“A abertura que a CBF dá ao COB e vice-versa é muito importante para o crescimento da modalidade. Estamos dispostos a sentar juntos, conversar cada vez mais e estreitar essa relação em prol do nosso projeto Juntos por uma nação esportiva”, completou La Porta.
O futsal nas olimpíadas é um grande desejo de muitos fãs da modalidade, mas uma longa rixa entre a FIFAe COI, por muito tempo impossibilitou esse sonho. Até que em 2018, o futsal fez parte do programa dos jogos olímpicos da juventude em Buenos Aires. E no ano passado, após a disputa do mundial, a FIFA emitiu um documento demonstrando as suas intenções de colocar o futsal no programa olímpico, junto como futebol de areia. Em 2028, o programa olímpico está fechado, e a chance fica para Gold Coast em 2032.
