COB e CBF unem forças para lutar pela entrada do futsal nas Olimpíadas

Entidades também alinharam parceria para potencializar candidatura dos Jogos Pan-Americanos de 2031

Nelson Treme/CBF
Nelson Treme/CBF

O Brasil começa a se organizar para colocar o Futsal nos jogos olímpicos. Os presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, se reuniram nesta segunda-feira (29) na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Entre a série de assuntos discutidos, estiveram os apoios à inclusão do futsal como uma das modalidades dos Jogos Olímpicos e à candidatura conjunta de Rio e Niterói para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031.

“É um prazer estar aqui na CBF visitando o presidente Samir. COB e CBF têm que caminhar juntos, a CBF faz parte do mundo olímpico, é uma confederação filiada ao COB, então é muito importante que a gente caminhe junto, pensando sempre no crescimento do futebol. É uma modalidade bicampeã olímpica, que nos dá muita alegria, e trouxemos a medalha de prata no futebol feminino nos últimos Jogos Olímpicos”, afirmou La Porta.

Em um momento de aproximação e estreitamento de relações entre as duas maiores entidades do esporte brasileiro, Xaud se prontificou a ajudar o COB no processo de convencimento das organizações filiadas à Panam Sports para a escolha das cidades do Rio.

“É de extrema importância esse estreitamento de relação entre COB e CBF, as duas maiores entidades esportivas do Brasil. Tratei com o meu amigo La Porta sobre dois assuntos de extrema importância. Um deles é colocar o futsal como esporte olímpico, e a CBF pode ajudar bastante nesse processo. Conversamos também a respeito do Pan-Americano de 2031 no Rio e Niterói e acreditamos que o Brasil pode ser uma grande sede. Vamos trabalhar juntos com o COB para que isso se concretize”, disse Xaud.

“A abertura que a CBF dá ao COB e vice-versa é muito importante para o crescimento da modalidade. Estamos dispostos a sentar juntos, conversar cada vez mais e estreitar essa relação em prol do nosso projeto Juntos por uma nação esportiva”, completou La Porta.

O futsal nas olimpíadas é um grande desejo de muitos fãs da modalidade, mas uma longa rixa entre a FIFAe COI, por muito tempo impossibilitou esse sonho. Até que em 2018, o futsal fez parte do programa dos jogos olímpicos da juventude em Buenos Aires. E no ano passado, após a disputa do mundial, a FIFA emitiu um documento demonstrando as suas intenções de colocar o futsal no programa olímpico, junto como futebol de areia. Em 2028, o programa olímpico está fechado, e a chance fica para Gold Coast em 2032.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *