A capital do Paraguai disputa com o Rio-Niterói para ser sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031
O Comitê Avaliador da Panam Sports terminou nesta terça (30) a viagem para Assunção,Paraguai, para conhecer pessoalmente as propostas da cidade e elaborar um relatório, que será apresentado na Assembleia Geral Extraordinária, no dia 10 de outubro. A Comissão, composta pelo Presidente Neven Ilic, pela Secretária-Geral Jimena Saldaña e pelos membros Sara Rosario, Mario Moccia e Dennis Knight, realizou uma série de reuniões e visitou diversas instalações esportivas, bem como o local onde está prevista a Vila Pan-Americana.
“Buscamos garantir, antes de tudo, que os Jogos possam ser realizados da melhor maneira possível e que as garantias necessárias estejam disponíveis por parte das mais altas organizações, instituições e do Presidente da República para sua realização. Eles devem ser bem organizados, garantindo que os atletas se sintam confortáveis e aptos a competir em instalações de alta qualidade. O mais importante é que os atletas sintam que podem vir e competir ao máximo, e que possamos oferecer a eles todas as garantias de que precisam”, disse o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.
“É uma grande alegria para nós ter o Comitê de Avaliação aqui em Assunção. Ele nos traz lembranças do que acabamos de realizar na ASU 2025. Estamos extremamente animados e confiantes. Assim como dissemos com o presidente Santiago Peña, este é um país em constante crescimento; é o rugido de um gigante, de um leão despertando”, disse Camilo Pérez, presidente do Comitê Olímpico Paraguaio.
Entre as novidades apresentadas pelas autoridades paraguaias durante esta visita estão a confirmação da construção de um novo estádio de atletismo e de uma nova arena com capacidade para mais de 10.000 espectadores no Parque Olímpico, se Assunção for eleita sede.
“O Paraguai pode oferecer a todo o continente um trabalho responsável, o trabalho de uma equipe que trabalha junta há muitos anos. Podemos oferecer muita tranquilidade e muita responsabilidade na gestão orçamentária. Temos um orçamento muito realista e bem definido, mas que nos ajudará a realizar Jogos gigantes como o Pan-Americano adulto”, acrescentou o membro paraguaio do COI.
A Comissão também foi recebida pelo Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, em sua residência. Durante a reunião, discutiram o compromisso do governo paraguaio com o esporte pan-americano e os diversos avanços que esperam alcançar em termos de conectividade e infraestrutura até 2031.
Nesta quarta-feira, o Comitê de Avaliação da Panam Sports viaja para o Rio de Janeiro para a segunda parada de sua turnê pelas cidades candidatas aos Jogos Pan-Americanos de 2031 e na sexta, visita Niterói.











